Você é muito criativo | Criatividade não existe apenas em artistas

3.7.17

 'Nossa como você é criativo', 'Eu admiro sua criatividade', 'Sempre criando coisas criativas'. A quem você imagina que esses elogios estão direcionados? A um ilustrador? Quem sabe um fotógrafo? Ou ainda uma dançarina? A verdade é: nós associamos criatividade com certas áreas de atuação. Você provavelmente não veria uma engenheira ou um dentista sendo chamados de criativos. O que não faz sentido algum pois criatividade não está ligada à profissões e sim à pessoas. Criatividade é uma qualidade que podemos ter independentemente de qual área atuamos. 

 Uma coisa que gostaria de compartilhar: minha mãe é uma dona de casa que trabalha de vez em quando cozinhando com uma senhora para festas. Meu pai é um eletricista aposentado. E essas são duas pessoas incrivelmente criativas que eu conheço. Porque? Criatividade está relacionada à como você vive sua vida. Se você procura criar soluções aos problemas que aparecem ao invés de continuar convivendo com eles. Se você se dedica aquilo que gosta e procura inovar nessa área. Se você está sempre procurando novos caminhos para seguir e se aventurando por eles. Enfim, criatividade pode ser colocada em prática de diversas formas.  

Recomendo que leia: Saia da sua zona de conforto 

 Recentemente eu descobri uma youtuber - o canal dela é Lavendeire - que faz vídeos ótimos sobre como alcançar seus objetivos e como se tornar a pessoa que você quer ser e ela tem me ajudado bastante. Em um dos vídeos ela disse algo que me fez refletir por muito tempo e perceber o quão verdadeira é a afirmação:

''O que eu admiro nos outros é o que eu tenho em mim''

  Então, se você constantemente se encontra admirando feeds do instagram e pensando 'Como essa pessoa é criativa, eu gostaria de fotografar assim' ou se você entra em blogs e pensa 'Caramba, que posts incríveis, eu gostaria de trazer conteúdo com essa qualidade para o meu blog'. Deixa eu contar um segredo: É porque você é muito criativo! Você tem essa criatividade dentro de si e ela está pedindo para ser colocada em prática. Ache o seu jeito. Você precisa encontrar a sua forma de ser criativo.  

Recomendo que leia: Tirando fotos mais criativas

 Se descobriu que é criativo você precisa saber uma coisa sobre as pessoas criativas: Elas têm inspirações. Sabe quando você vê aquela menina fashionista com um look incrível e pensa 'Uau, como ela consegue criar look tão lindos? Eu não teria pensado nessa composição.' A verdade é que ela sabia que metalizado com preto combinava porque viu uma garota gringa fazendo um vídeo com tal combinação, o penteado ela encontrou na pasta de alguém do Pinterest e a bolsa ela teve ideia de customizar depois de ver uma moça linda na rua com uma parecida. 

''Você é, de fato, um mashup do que escolhe deixar entrar na sua vida. Você é a soma das suas influências.'' 

  Essa frase é de um livro ótimo e referência sobre o assunto chamado 'Roube como um Artista - 10 Dicas sobre Criatividade'. Eu recomendo que todo mundo leia porque nesse livro Austin Kleon traz dicas maravilhosas e deixa claro: Criatividade é para todos. É a partir dessa frase que você deve se perguntar: O que eu estou deixando entrar na minha vida? Quais são as minhas influências? Elas me levam a buscar fazer sempre o meu melhor ou elas me deixam na zona de conforto? Se você é o resultado da soma das suas influências, coloque apenas as melhores pessoas e coisas nessa equação.

-

 E você, já descobriu que criatividade não existe apenas em artistas? O que achou do post? Deixa um comentário com tua opinião, eu vou adorar <3

Você poderá gostar de

33 comentários

  1. Eu achei esse texto maravilhoso, gostei tanto que vou compartilhar no meu perfil!

    "Criatividade é uma qualidade que podemos ter independentemente de qual área atuamos."

    Todos nós somos criativos!

    Beijos, linda!

    http://falatatii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, muito obrigada pelo carunho Tatiana <3
      Isso, todos somos e precisamos acreditar nisso. É o primeiro passo para começar a exercer a criatividade :)
      Beijo!

      Excluir
  2. A criatividade é a maneira como expressamos nossa arte de um jeito inovador e imprevisível. Concordo com você quando disse que não costumamos associar a criatividade com determinadas áreas de atuação que não tenham relação direta com a arte. Mas uma coisa digo: Tudo aquilo que fazemos bem, que fazemos por amor e que literalmente sai de dentro de nós fazendo nosso coração acelerar e os nossos olhos brilharem é a nossa forma de compartilhar com o mundo a nossa arte. E pelo jeito, você compartilhou muito bem a sua. Parabéns pelo texto e pelo seu blog incrível!
    www.edificacaoparticular.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Eu me considero uma pessoa criativa para certas áreas das coisas, mas tem outras que eu tenho bastante dificuldade. Tanto que, quando eu faço algo nessas áreas que me são mais difíceis, eu fico "nossa, nem acredito que fui eu que fiz isso". hahahaha
    Adorei o post e concordo totalmente, todo mundo é criativo sim, basta apenas exercer. Nenhum criativo simplesmente materializa coisas diferentes. rs

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
  4. Seu post me lembrou muito sobre os vídeos do Murilo Gun, da "keep learning school". Todos nós nascemos criativos, mas quando vamos crescendo aprendemos a fazer tudo do mesmo jeito, a não questionar, a aceitar respostas prontas e nossa criatividade fica em stand By. Precisamos reaprender a ser criativos e isso é uma coisa que todo ser humano tem naturalmente. Sobre as inspirações eu lembrei da frase "nada se cria tudo se transforma", porque tudo no mundo é uma junção de coisas que já existiam. E concordo plenamente sobre " você é a soma das suas influências", porque querendo ou não a gente vai captar as opiniões, ideias dos outros e tudo isso interfere na nossa transformação pessoal. ótimo texto. <3
    Beijão do Charme-se

    ResponderExcluir
  5. Uau, que post maravilhoso. Eu tenho certa dificuldade em relação a isso, gosto de tantas coisas e acho que outras pessoas fazem muito melhor do que eu, muito mais criativo. Há uns dias que tenho tentado mudar este pensamento, e ler este texto veio muito a calhar!!! Obrigada ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Betânia!

    Gostei muito do seu texto! Tenho comigo que é possível desenvolver a criatividade, essa coisa de momento "eureka!" não cola comigo. Acho que pra desenvolver uma habilidade criativa depende de algumas coisa: boas referências e muita, muita prática e persistência. Muito bom o seu blog, não é a primeira veza que venho aqui! Gosto desse tipo de conteúdo, é um tema que me atrai! Voltarei mais vezes!

    Um abraço!

    André Sarti - Ideias em movimento
    http://andresarti.com.br/blog/

    ResponderExcluir
  7. Amei seu post, seu texto... Mas tem profissões que querem acabar com a criatividade da gente. Eu me considero uma pessoa criativa. Aliás, todo mundo que tem blog com conteúdo original é criativo. Realmente a criatividade está nas mais diversas áreas.

    ResponderExcluir
  8. Que post incrível!
    Gostei muito da frase "o que eu admiro nos outros é o que eu tenho em mim" que você destacou. E é realmente isso, todos temos essa capacidade de desenvolver a criatividade, basta sair da zona de conforto e ter sempre em mente que ser criativo é para TODOS!
    Texto maravilhoso e inspirador, parabéns! <3

    ResponderExcluir
  9. Uau, amei o seu post, um tema bem bacana, abordado de maneira clara e interessante.
    Eu acho que para algumas coisas eu sou mega criativa, já para outras ... kkkk, melhor deixar para lá, não é mesmo ? kkkk
    Parabéns pelo post, ficou ótimo, beijos

    www.espelhomania.com.br

    ResponderExcluir
  10. Realmente, essa visão que as pessoas tem de criatividade é bem errada, sempre associam a coisas, mas na realidade e criatividade vem de pessoas.
    Achei teu post muito inspirador, flor. E estou louca para ler o livro de Austin Kleon.
    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
  11. O maior problema da criatividade é que as pessoas não a exercitam. Eu sempre fui muito criativa, do tipo de vivia rabiscando coisas bizarras só para ver como ficaria fora da cabeça, sabe? Sempre fui dormir montando uma história completa na cabeça e acordei com outra diferente. Sei lá. É muito bacana exercitar isso, ir colocando em prática e ver até onde chega com a imaginação. Estamos tão acostumados a ter tudo pronto e em mãos que pouco vemos nossa capacidade de ir além. Adorei, adorei adorei teu post ♥

    ResponderExcluir
  12. Geralmente as pessoas associam criatividade com arte, mas todos temos ótimas ideias afim de solucionar problemas e alcançar objetivos. Amei a frase da youtuber, vou passar a ter isso em mente quando estiver admirando uma qualidade específica de alguém, pensar dessa forma é ótimo para aumentar a auto estima. Amei o post, sempre acreditei nessa ideologia de que somos aquilo que consumimos, ou seja, um mashup de influências e experiências.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  13. Segura que vai vir o textão.
    Primeiro, que post enriquecedor. Li tudinho querendo mais. Você fez mudar em mim a opinião sobre a criatividade. Há 2 minutos atrás eu realmente pensava que criatividade estava ligada à profissões. Logo, eu, aspirante a escritora, sou criativa. Porém, meu pai, um nerd não assumido, não é criativo. Meu Deus, estou com vergonha escrevendo isso. QUE BOBAGEM! Criatividade está em todos nós, ligadinhos com nossos sonhos. Ser criativo é ser você mesmo. Ser criativo é maquinar o sue mundo de acordo com seu gosto. CARACAS, ESTOU DE CARA!!!!!!!!
    Segundo, sobre a frase da youtuber, que tiro, na moralzinha. Nunca tinha pensado assim. Afinal, não existe coisas ruins, mas sim, coisas que não nos agradam individualmente. Aliás, sendo bem sincera, acho que temos alguma ligação porque seu blog acendeu algo dentro do meu coraçãozinho. Pode ter certeza que voltarei aqui sempre que der.
    VIVA AS PESSOAS! VIVA A CRIATIVIDADE!

    leticiaeostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba Letícia tu não tem noção de como me feliz ler esse teu comentário. Obrigadaaaaaa <3 Não precisa ter vergonha não, eu gosto de pensar assim e procuro usar dessa lógica mas somos humanos né, também tenho meus momentinhos, hahah Mas o bom é aceitar isso e sempre tentar melhorar, é o que eu tento pelo menos...
      VIVA AS PESSOAS, GAROTA! E pode voltar quando quiser, vai ser sempre bem-vinda <3
      Beijão!

      Excluir
  14. Que post maravilhoso e inspirador <3
    Sabe quando algo te dá um up e te salva de algum momento chato? Então, seu post fez exatamente isso comigo, obrigada!

    ResponderExcluir
  15. As pessoas estão tão acostumadas a escutar dos outros que criatividade vem daqueles que trabalham com arte, seja qual for o tipo de arte que começam a achar que só a parte que trabalha com isso é criativo e não é bem assim. Acredito que todos são criativos e independendo de como todos tem capacidade de fazer o que qualquer artista faz porque criatividade não ta só neles e sim em nós, todos nós!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Seu texto é muito bom e uma inspiração para nós, principalmente em momentos de "crise criativa", de achar que não pode fazer nada, pq não fica bom... Mas a criatividade tem que ser cultivada, exercitada dentro de nós mesmos e a gente tb tem que acreditar que é capaz... Se não adianta nada...
    Bjks!

    www.mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post, eu por exemplo nunca fui uma pessoa muito criativa, sempre fui mais técnica, até que um dia me vi tão engessada que não conseguia fazer as coisas se não tivesse um organograma nota 10, mas com o tempo fui percebendo que esse organograma podia ter sistemas "criativos" para resoluções de problemas. Não foi algo fácil de se enxergar e muito menos de se trabalhar. Alias é um ponto que trabalho até hoje rsrs mas acho que criatividade é tudo.

    ResponderExcluir
  18. Todos são criativos, cada um a sua forma. Eu super acredito em tudo o que você disse. Parabéns pelo post Bê <3

    www.verifiqueapagina.com.br

    ResponderExcluir
  19. Meninaaa, acredita que não sou tão criativa e isso me faz uma falta rs.. Com criatividade se vai além e consegue muitas coisas positivas

    ResponderExcluir
  20. Oi Betânia, tudo bem? Que post mais incrível. Gostei muito das referências que você usou ao longo do texto. Acredito eu que todos podem ser criativos é apenas questão de prática. Assim como escrever... Muitas pessoas dizem que não conseguem produzir conteúdo ou falar sobre determinado assunto, mas praticando um pouco todo dia consegue com certeza. Todos podemos deixar algo registrado não é mesmo? Parabéns por trazer conteúdo tão bom. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  21. Oie!
    Falou tudo! Minha mãe é a pessoa mais criativa que conheço. Ela tem aquela inquietude dos artistas sem o ser. Ela também é minha maior inspiração e incentivadora.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  22. Sou criativa em relação as coisas que eu gosto. mas não em outras(risos). Tenho muita disposição e várias ideias em mente, mas o meu problema é por em prática. Mas estou trabalhando para melhorar isso ;)

    ResponderExcluir
  23. Oiie

    Adorei seu texto. Fiquei bem intrigada com o dado que trouxe da Youtuber. Quanto ao livro eu já queria ler, então é certeza que lerei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. MEU. DEUS. Que post SENSACIONAL! E tudo que tu falou é a mais pura verdade, todo mundo tem criatividade dentro de si, a gente só expressa essa criatividade de formas diferentes, né? Essa coisa de a gente ser um mashup das nossas inspirações também é muuuuito verdade, cara. Ás vezes, ser criativo não é criar algo novo do zero, mas criar algo novo de algo que já existia, deu pra entender? hahaha. Amei os quotes e já abri o canal da moça aqui!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  25. Eu já tinha parado pra pensar sobre isso. Muitas vezes eu sou ruim comigo, por me cobrar em ter criatividade sempre, ou achar que eu não tenho. Meus pais também são meu exemplo de criatividade <3

    Esse é um ponto de vista excelente e que merece ser discutido.
    Um beijo!
    Janela de Sorrisos

    ResponderExcluir
  26. Minha mãe é super criativa, admiro tanto ela, infelizmente eu não consigo ser criativa, talvez por medo, estou trabalhando nisso. As vezes tenho boas ideias mas tenho medo de tentar ou tento mas tenho vergonha de pedir uma opinião sabe, como disse, estou trabalhando nisso haha
    www.agendaleatoria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Aaai eu amei esse post! Recentemente li Roube como um artista e achei o livro absolutamente incrível! Ele desperta na gente coisas que nem imaginávamos, e faz a gente enxergar que podemos SIM ser criativos quando queremos.

    Já vou conferir o canal que tu falou, adoro esse tipo de conteúdo!

    Beijos <3

    Letras na Gaveta

    ResponderExcluir
  28. A criatividade é mais um estado de espírito, né? Está dentro de cada um individualmente e pode ser usada para qualquer coisa. Esse post é muito bom pq além de reforçar isso, dá um gás muito bom!

    Baú de Canto

    ResponderExcluir
  29. Obrigada por esse texto.
    Eu precisava lê-lo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado do texto e que de alguma forma tenha te tocado Eva <3
      Beijo!

      Excluir
  30. Você mencionou sobre esse artigo no meu blog e eu vim atrás hahahh
    Amei! É aquilo, as pessoas associam criatividade à arte e esquecem que a produtividade e originalidade está presente em TODAS as áreas.

    <3<3

    ResponderExcluir