Como se preparar para ENEM e Vestibular?

24.3.17

Garota Estudando com livros  Passei dois anos da minha vida fazendo cursinhos para tentar Enem e Vestibular e entrar na faculdade. E nesse tempo eu aprendi muito sobre como me preparar melhor, afinal não é simplesmente pegar o livro e o caderno e repetir isso todos os dias. Resolvi compartilhar algumas dicas mais gerais, não tão focadas no tema estudo em si, mas como aprimorar técnicas que vão facilitar muito a sua vida ao longo do ano.

TENHA UMA ROTINA DE ESTUDOS - É importante ter um lugar sossegado para estudar. Que não tenha barulho e onde você pode focar. E mais importante ainda é se dedicar todos os dias durante algumas horas. Não adianta nada estudar 10h em um dia e no outro se esquecer por completo dos estudos. O mais recomendável é estudar todos os dias, nem que seja um pouco.
 O meu cronograma era: cursinho das 8h às 12h, almoçar, dormir, e estudar das 15h às 18h. Pelo menos nos primeiros meses foi assim porque depois me desesperei e estudava de noite também, hahah

INTERCALE AS ÁREAS DAS MATÉRIAS ESTUDADAS - Não estude química e física, por exemplo, uma em seguida da outra. Isso deixa seu cérebro cansado e é mais difícil absorver alguma coisa que foi estudada. Um bom cronograma seria: matemática, literatura e biologia em um dia. Física, geografia e inglês no outro. (Somente exemplos, monte seu cronograma como ficar melhor). Assim enquanto estuda a segunda matéria, seu cérebro descansa dos cálculos da primeira, e assim vai. Também não deixe para estudar em um dia três matérias que você tem dificuldade e no outro três que você se sai bem.

Recomendo: Cursinho Popular x Cursinho Particular

DESCUBRA SE VOCÊ TEM MEMÓRIA AUDITIVA, FOTOGRÁFICA OU ESCRITA - Normalmente, quando eu fico nervosa, costumo ter um branco, esqueço de tudo o que estudei. Mas no dia do vestibular consegui lembrar de 36 fórmulas de física completas (sei porque conferi a prova, hahah), do jeitinho que elas são. Como? Todo dia, mesmo que eu já soubesse elas de cor, mesmo que fosse uma fórmula que não tem como esquecer, eu listava todas. Escrevia todas em um caderno. E antes de fazer um exercício eu sempre escrevia as fórmulas envolvidas no exercício, mesmo que eu fizesse 20 exercícios com a mesma fórmula no dia. Eu descobri que além de memória auditiva eu tinha memória escrita, ou seja, ao escrever e reescrever a mesma coisa, isso ia ficando cada vez mais gravado na minha mente.

Cartões de Memória da Revolução Francesa
ESCREVA RESUMOS E TENHA CARTÕES DE MEMÓRIA - Isso é muito importante. Mais importante ainda é levar eles sempre com você. Lembro que lia meus cartões de química e física na parada do ônibus, no trajeto do ônibus, quando algum professor se atrasava, em filas de espera. Sempre que você tiver um tempinho leia as suas anotações, acredite, isso faz uma diferença enorme no final.

ASSISTA FILMES E SÉRIES SOBRE O ASSUNTO - É fato que já encaramos o estudo como uma obrigação. O tipo de estudo que estamos acostumados, sentado em uma cadeirinha, lendo ou fazendo exercícios. Agora, assistir séries e filmes está automaticamente relacionado com o quê? Netflix, chocolate e cobertor, hahah <3 Ou seja, um momento de lazer. É exatamente por isso que você vai gravar o conteúdo. Porque ao assistir algum filme você vai estar relaxando mas absorvendo o conteúdo de uma outra forma, sem ser aquele tipo de estudo quadrado. 

Recomendo: Como estudar para o Enem? (dicas mais específicas sobre estudos).

TENHA UM OBJETIVO - Vamos olhar o meu exemplo. No primeiro ano de cursinho eu queria passar mas pensava que não precisava estudar tanto porque não me importava em qual colocação eu ficasse, se eu fosse a última selecionada estaria bom para mim. Acontece que assim eu já estudava para ser a última, e esse tipo de estudo não foi suficiente. De 28 vagas eu fiquei em 42º lugar. No segundo ano de cursinho eu coloquei na cabeça que passaria em primeiro. Eu estudava muito, e sempre falava que não era o suficiente porque queria o primeiro lugar. Resultado? Não, eu não passei em primeiro mas em um ano eu passei de 42º para 9º lugar, em um curso que tinha 315 concorrentes. 

 Eu espero que dê tudo certo e que você consiga a aprovação que deseja nas provas. Espero também que essas dicas tenham sido úteis. O que achou do post? Deixa um comentário me contando. Ah, e eu pretendo fazer mais posts como esse ao longo do ano, ajudando quem está passando por essa fase. Se você tiver alguma sugestão, pode deixar nos comentários :)

Você poderá gostar de

35 comentários

  1. adorei as dicas. Eu tenho isso de pensar que não tem problema passar em último VOU PARAR COM ISSO AGORA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que se caso venha o resultado e você seja classificada em último, vai ser ótimo igual. O maior problema é já querer passar em último antes mesmo de fazer o concurso :/
      Fico feliz que tenha gostado Emily :))
      Beijo!

      Excluir
  2. Gostei bastante das suas dicas, vou fazer o segundo ano de cursinho e com certeza vou usá-las.
    http://minimundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado :)
      Desejo tudo de ótimo pra ti, confia, que vai dar certo <3
      Beijo!

      Excluir
  3. Gostei muito das dicas, principalmente porque agora na faculdade vou voltar a viver a correria de estudos, e formulas, cálculos me deixam bastante nervosa nas provas. Com as suas dicas vou me focar mais pra alcançar meus objetivos também.

    Beijos!

    Acordei Cinderela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado :)
      Siiim, espero que as dicas possam ajudar para faculdade também. Vai dar tudo certo Ana <3
      Beijo!

      Excluir
  4. muito boas as dicas. apesar de minha época de vestibulanda ja ter passado, eu ainda estudo muito para concurso e sem duvida as dicas são muito válidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Milca :)
      Siim, servem para outras áreas também, o importante é sempre estudar <3
      Beijo!

      Excluir
  5. Ótimas dicas... Usei várias parecidas e consegui uma bolsa integral pro ProUni. Belo Blog, parabéns pelo trabalho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, fico feliz que tenha gostado :)
      Parabéns Weley, desejo todo o sucesso para você!

      Excluir
  6. Gostamos das dicas são ótimas e super uteis para quem está se preparando para fazer enem ou vestibular!! Realmente é muito importante ter uma rotina de estudos!!

    beijos

    onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenham gostado gurias <3
      Sim, é muito importante mesmo :)
      Beijo!

      Excluir
  7. Ano que vem vou ter que me preparar para fazer o enem, e eu vou anotar todas as dicas que você deu aqui no meu caderninho..... Pronto tudo escrito, são dicas valiosas, eu sei que vai me ajudar bastante!
    Um beijo grande e muito GORDO!
    thaissgalbiero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vai se preparando mentalmente e pensando como vai estudar, como vai montar seu cronograma. Para fazer tudo com calma. Isso ajuda bastante <3
      Beijão, Thais!

      Excluir
  8. É muito engraçado como cada pessoa consegue estudar de uma maneira diferente, né? Eu por exemplo quando os professores explicavam raramente conseguia prestar atenção, eu aprendia era "na prática" mesmo, tentando sozinha depois. Para decorar a única coisa que funciona pra mim é ler e depois fazer um resumo escrito a próprio punho, isso sempre funcionou pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é interessante isso. Era assim mesmo comigo também, eu não aprendia só na primeira vez, só prestando atenção, aprendia com a repetição, fazendo vários exercícios :)
      Eu lia bastante e 'dava aulas', hahah Fica lendo como se estivesse ensinando para alguém :)
      Beijo!

      Excluir
  9. Esse seu post está simples e com informações super importantes. Parabéns!! Espero que ele ajude os vestibulandos desse e dos próximos anos. Beijos <3

    www.verifiqueapagina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Jennifer, fico feliz que tenha gostado. Eu preferi fazer um post mais geral mesmo e depois ir aprofundando o assunto :)
      Beijo!

      Excluir
  10. Adorei o post!! Na minha época de vestibular o ENEM não tinha muita utilidade e me lembro de, mesmo assim, ter achado uma das provas mais cansativas que já fiz. Hoje em dia ele está muito maior e acho que as suas dicas vão ajudar muito que está sonhando com uma universidade pública. A dica que eu mais gostei foi a descobrir se sua memória é auditiva, fotográfica ou escrita. Isso é mesmo muito importante. A minha é totalmente escrita e eu tinha pilhas de resumos!!!

    Blog Prateleiras da Fê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Fernanda <3
      Verdade, antigamente ele era apenas para ver como os alunos estavam.
      Sim, tem muita gente que passa o ano estudando de todas as formas, sem saber qual é sua melhor forma de estudar...
      A minha é uma mistura de escrita com auditiva, hahah
      Beijo!

      Excluir
  11. Amei! Tudo faz mais sentido ao ler esse post... algumas dicas eu já tinha em mente, mas mesmo assim, todas as suas dicas me ajudaram a reforçar a ideia de estudo. Obrigada mesmo! Está maravilhoso e vou favoritar a página. Vou querer ler mais coisas como essa aqui... mais pra frente, você podia fazer sobre as matérias... quais são as matérias, no caso, os assuntos que mais devemos focar na hora dos estudos para nos darmos bem nas disciplinas? Beijos! 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz que tenha gostado Suellen <3
      Eu pretendo trazer mais posts sobre estudos sim, vou pensar ainda sobre como é melhor abordar o assunto. Obrigada pelas ideias :)
      Beijo!

      Excluir
  12. Fiquei 4 meses no vestibular. Depois sai, porque tinha sido chamada pra faculdade. Já estou no último período, graças a Deus está acabando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa boa que deu certo Paula, parabéns :)
      Agora só vai, hahah
      Beijo!

      Excluir
  13. Dicas maravilhosas Betânia <3 ' você faz qual curso? e em qual faculdade? recomenda? Eu quero fazer Arquitetura e Urbanismo *-*'
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Lili, saudade <3
      Eu passei para o segundo semestre na faculdade federal aqui do RS, passei em Design Visual então não posso falar muito sobre isso ainda porque não estou ainda lá.
      Eu tenho um post que um amigo que estuda Arquitetura e Urbanismo fez aqui para o blog, sobre algumas faculdades e ele fez um ótimo vídeo sobre arquitetura e urbanismo, que ver? É esse aqui ó: http://sorriso-espontaneo.blogspot.com.br/2015/02/tag-minha-faculdade.html

      Beijo!

      Excluir
  14. Essas dicas são maravilhosas, eu segui dicas parecidas para conseguir ingressar na faculdade hehehe!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Clara <3
      Que demais, parabéns pela conquista :)
      Beijo!

      Excluir
  15. Amei o post! Muito legal de sua parte ajudar outras pessoas a se prepararem, para quem vai prestar vestibular esse ano é melhor estudar desde o inicio do ano, pois estudar nunca é pouco. Eu já passei por isso e me preparei bastante!

    http://blogquinzeprasnove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado Ana <3
      É bom poder ajudar as pessoas, porque passar por isso sozinha não é nada fácil...
      Beijo!

      Excluir
  16. Amei o seu método de estudo. E não serve só para enem e vestibular, mas também para época escolar mesmo. Eu vou fazer concurso no final do ano e vou usar bastante dessas dicas para os meus estudas, haha! Amei o post!

    Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
  17. Adorei! Irei guarda-las para um futuro próximo

    ResponderExcluir
  18. Bem interessante essas dicas, gostei! Já vou favoritar o post aqui para poder dar uma olhada nele sempre

    ResponderExcluir
  19. Amei as dicas :) acho bem legal esse tipo de post, afinal o ENEM ajuda e muito na hora de conseguir uma bolsa na faculdade.

    Beijos Josi.

    http://singularidades.blog.br/

    ResponderExcluir
  20. Adorei o post! Vai me ajudar muito esse ano <3

    ResponderExcluir