Pequeninos hábitos cotidianos que ajudam o meio ambiente

15.2.18

 Sabe quando você começa um papo sobre sustentabilidade com alguém e a pessoa já vem com aquela desculpa de ''Pois é, mas não tem algo que posso fazer''? É nesse momento que você vai fazer o grande favor de enviar o link desse post para ela.
 Porque a verdade é que estamos tão acostumados com um estilo de vida que é difícil enxergar pequenas coisas que podemos mudar e que acumuladas ao longo de um ano ou de uma vida, farão uma diferença e tanto.
 P.S: Eu sei que coisas como separar o lixo reciclável do orgânico e poupar água são super importantes mas o foco desse post são as coisas pequeninhas que normalmente ninguém te conta. 

 Prefira entregar trabalhos online do que impressos  

 Na faculdade normalmente os professores já pedem que o trabalho seja entregue online mas vale a pena relembrar, pois ás vezes alguns deixam em aberto e vários alunos entregam impresso. Sem contar que se você está no ensino médio ou até mesmo fundamental, dá para conversar com os professores, tenho certeza que eles vão entender.

 Sempre tomar o sorvete na casquinha, ao invés de no copinho 

 Pensa que cada sorvete que você toma no copinho é um copo plástico a mais no meio ambiente que poderia ser evitado, já que poderia facilmente ser substituído pela casquinha. Se você for do tipo que gosta de come-la é melhor ainda mas mesmo que você não goste da casquinha, como ela é comida se degrada beeem mais rápido do que o plástico, caso você jogue fora.

 Não aceitar sacolas quando comprar apenas um produto 

 O melhor de tudo seria usar ecobags mas se estamos falando de apenas um produto super dá para levar na mão. Sem contar que ás vezes você compra uma bolachinha ou salgadinho que vai comer logo em seguida, então a sacola serviu só para ir do caixa à saída do supermercado. Fala sério que você vai colocar no meio ambiente uma coisa que leva 150 anos para se degradar só por preguiça de avisar que não precisa de sacola?

 Rasgar o papel quando for jogar fora, ao invés de amassar 

 Tanto o papel amassado quanto o rasgado poderão ser reciclados depois, porém quando você amassa o papel as fibras dele ficam danificadas, assim o processo de reciclagem exige mais água, utiliza mais produtos químicos e libera mais gás carbônico na atmosfera. Portanto já sabe, da próxima vez não amassa!

 Desligar da tomada ao final do dia todos os eletrodomésticos que podem ser desligados

  Tudo bem que você não vai poder desligar a geladeira, óbvio, mas existem aparelhos como a televisão e o computador que podem não ser apenas desligados no botão mas também retirados da tomada. Afinal, mesmo quando estão desligados mas conectados na tomada eles continuam naquele modo 'stand-by' que consume energia sim!

Quando reunir os amigos em casa identifique os copos plásticos 

 É sempre a mesma história, as pessoas pegam cada uma um copo, terminam suas bebidas e esquecem completamente deles e aí quando precisam beber algo novamente simplesmente não lembram qual era o seu e pegam mais um. Portanto a melhor solução é pegar uma canetinha e pedir para cada um anotar o nome no copo. Ajuda o meio ambiente, facilita a limpeza depois e você economiza um dinheirinho por não precisar comprar vários.

Utilize o site de buscas Ecosia


  Ecosia é um site de busca que funciona assim como o Google, a diferença é que todo o dinheiro que eles ganham com anúncios é investido na plantação de árvores em alguns lugares do mundo. A Ecosia é bem clara com seus usuários sobre cada dinheirinho, então eles disponibilizam relatórios mensais que mostram como é dividido os ganhos da organização. Você pode conferir no relatório de novembro de 2017 que eles plantaram árvores até aqui no Brasil, no Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste, que fica em Recife.
 Eles informam que a cada 45 pesquisas que você faz uma árvore é plantada e vocês não sabem a felicidade que é chegar nesse número. No computador já alcancei 131 pesquisas e no celular quase 40.
 No site também tem esse mostrador que fica subindo conforme o número de árvores é plantado e é uma delícia ficar acompanhando os numerozinhos virando, hahah  
 Eu super recomendo que você utilize o Ecosia porque vai ser a mesma coisa que o Google mas tu tem a certeza de que está fazendo uma partezinha pra ajudar o reflorestamento.   

Por fim deixo o vídeo de uma mulher chamada Almaz, da Ethiopia, explicando o que a Ecosia fez pelo povo dela.

 E você, sabia que essas pequenas coisas ajudam o meio ambiente? Quais são os pequenos hábitos que você tem para ajudar o meio ambiente? Deixa um comentário aqui, eu vou adorar saber <3

Você poderá gostar de

28 comentários

  1. Eu não gosto de casquinha no sorvete, acho ruim. Porém as demais dicas acho que merece ser estudada de perto e quem sabe colocadas em prática.

    www.memorizeis.com

    ResponderExcluir
  2. Hoje mesmo eu passei o dia inteiro pensando em como nós produzíamos lixo, e agora leio esse post! Sempre evitei ao máximo pegar sacolas plásticas desnecessariamente e sempre fico com meu copinho na mão sem descartar. Nunca havia pensado sobre a questão do sorvete nem dos trabalhos escritos! É uma pena que eu realmente não possa entregá-los online :/
    Não conhecia esse site de busca, mas estou favoritando agora mesmo para usar.

    Maravilhoso esse post! ♥


    um beijo,
    acid-baby.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa questão da sacola eu nunca dei muita bola mas ultimamente tô tentando me policiar bastante nisso. É claro que ás vezes eu ainda dou uns deslizes mas é muito bom ir diminuindo o ritmo :))
      O Ecosia é muito legal, espero que goste <3
      Muito obrigada pelo comentário Ana, fico super feliz que tenha gostado do post!

      Excluir
  3. MEU DEUS QUE POST MARAVILHOSOOOOOOO! Já troquei aqui a entrada do meu pc pro Ecosia e isso de rasgar o papel ao invés de amassar eu não sabia, vou começar a fazer! Agora, uma coisa que eu aprendi ontem mesmo fuçando no facebook foi que canudinhos demoram muuuuito tempo pra se decompor e que não usar eles é muito melhor pro meio ambiente, então já tô tentando evitar. Esse lugarzinho é a nossa casa e a gente tem que tratar o planeta do melhor jeito possível <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAH, FICO MUITO FELIZ QUE TENHA GOSTADO <3
      O Ecosia ainda é meio limitado em relação ao Google mas vale a pena, e qualquer coisa que não achar dá pra ir pro amado Google. Vai ser um pouquinho mais trabalhoso mas quando tu vê que ta plantando arvorezinhas, tudo vale a pena :))
      Simmmmm guria, esse lance de canudinhos é realmente problemático. Eu normalmente não uso mas sempre precisamos cuidar para evitar ao máximo.
      Beijo!

      Excluir
  4. Ahhh que amorzinho de post, Betânia!! Estou começando a ficar mais consciente em relação a algumas coisas e seu post veio em boa hora! Amei, muito obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Laura <3
      Eu tô buscando cada vez mais mudar meus hábitos para que causem menos impacto, é muito bom achar pessoas que também estão no mesmo desafio :))
      Beijo!

      Excluir
  5. Caraca! Achei genial a ideia do Ecosia! Vou até indicar para meus amigos, assim quem sabe mais cliques são gerados! S2 E com relação a algumas práticas, eu já usava, tipo sorvete na casquinha (ainda mais porque eu gosto de comer a bendita), quando comprar algo no mercado que dê pra levar na mão, não levo sacola, embora por aqui seja caso de deixar todo mundo de boca aberta (nunca vi comprar um biscoito e ter que colocar DUAS sacolas para embalar!). Então eu digo que vou comer na hora e não precisa de sacola... E achei sensacional a ideia também de identificar os copos, toda festa é a mesma coisa, eu mesma perco meus copos toda vez... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  6. Achei sua ideia tão boa, eu sempre coloco o lixo na minha mochila pra evitar jogar em qualquer tipo de lugar na rua. Assim evitamos que caia dentro de esgotos e entupa, vou sugerir isso para os meus amigos e familiares <3

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu tento sempre fazer mini coisinhas. Eu evito ao máximo o uso de copos e pratos descartáveis. Separo meu lixo direitinho. Sempre que vou ao mercado, tento levar comigo uma ou duas sacolinhas e vou comprar poucas coisas. Como você disse, é de pouquinho que a mudança acontece.
    Beijo

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  8. Moça, hoje mesmo que tava lembrando de quando estudei na escola que cada pessoa produz em média 5kg de lixo por dia! Fiquei extremamente incomodada e pensativa com coisas que poderia fazer ara melhorar... aí me deparo com essa postagem! Ela precisa ser lida pelo mundo, sério mesmo. Adorei as suas dicas e vou tentar colocar todas elas em prática - devo admitir que eu ainda não sou uma pessoa tão consciente com o meio ambiente e isso me incomoda.
    Literalize-se

    ResponderExcluir
  9. adorei o post! com certeza dicas super bacanas, precisamos cuidar melhor do nosso planeta

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  10. Que post maravilhoso e mega importante, parabéns :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nunca pego sacolinha, acho desnecessário, pois não precisa pegar uma sacolinha por exemplo para um pacotinho de bolacha.. adorei essa iniciativa e ajudar o meio ambiente, parabéns.

    ResponderExcluir
  12. NOSSA QUE INCRÍVEL! Você me trouxe muita informação que eu não sabia, como por exemplo a de não amassar o papel, já vou aplicar na minha vida agoraa!!! Amei a ideia do site, vou começar a pesquisar nele também. Eu sempre sou ligada em ajudar o meu ambiente e as vezes eu fico indignada no citidiano (na minha cidade não tem coleta seletiva e eu moro numa republica onde TODOS os lixos são colocados na mesma lata). Mas agora com suas dicas já dá pra fazer algumas coisinhas! E muito obrigada por compartilhar!

    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    ResponderExcluir
  13. Uma das minhas resoluções de 2018 é ser mais "ecológica" rs.
    Eu sempre fui a louca do café, e gastava infinitos copos. Levei uma xícara de porcelana para o trabalho, e problema resolvido. Fora que nunca mais usei canudinhos, pois li em muitos lugares que eles fazem muito mal o:
    Sobre suas dicas, eu já uso a da sacolinha, e nunca toma sorvete, logo sem copinhos rs. A do papel é novidade para mim, não sabia! Porém agora vou ser mais cuidadosa.
    Adorei o site, mas tentei entrar e deu 504 :( Deixei nos meus favs para tentar novamente.
    Obrigada por compartilhar as dicas, e a gente segue sendo positiva e pensando que se cada pessoa fizer um pouquinho, podemos chegar longe!
    Ps: adorei teu jeitinho de escrever.

    Beijo,
    http://nitente.com

    ResponderExcluir
  14. Cada um de nós precisamos fazer um pouquinho para o mundo se tornar melhor e com suas dicas é perceptível que não precisamos fazer muito. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  15. Sempre que vamos ao mercado evitamos ao máximo pegar muitas sacolinhas sempre colocamos bastante coisas na mesma, o sorvete também tomamos na casquinha, mas confessamos que ainda não tínhamos pensado nisso e sim por que gostamos de comer a casquinha, mas que bom que pequenos hábitos que nem percebemos podem ajudar o meio ambiente. Na época que fazíamos faculdade os trabalhos eram somente impressos. Gostamos das dicas que deu no post.


    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Realmente existem pequenas gentilezas que podem ajudar a melhorar o mundo. Senti um quentinho no coração ao perceber que vários dos hábitos que você citou já fazem parte dos meus dias. Há um tempo eu ~aprendi~ a sempre rasgar o papel para não quebrar as fibras, e também a carregar minha eco-bag sempre que vou ao mercado :) Não conhecia o site de pesquisas, mas vou tentar começar a usá-lo. Lindo post! <3

    ResponderExcluir
  17. Ótimas dicas, ótimos hábitos! Sempre que eu posso não uso sacola <3 tenho uma sacolinha de Buenos Aires do super de lá (já que eles não tem sacolas de plástico no super) e me sinto toda chic usando kkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Uauuu que dicas incríveis! Já amei esse site Ecosia e não fazia idéia que era melhor rasgar do que amassar o papel, vou tomar mais cuidado quanto a isso então!
    Amei real esse post!
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir
  19. Poxa eu não sabia sobre os papéis amassados! Vou ter mais cuidado daqui pra frente :) As coisas que eu faço são recusar sacolas quando compro compro uma coisa só, no trabalho eu uso minha própria garrafa d'água, mas se pego copinho eu uso o mesmo o dia todo. Lá no trabalho nós sempre guardamos as folhas usadas pra rascunho e eu só imprimo o necessário. A gente acha que não pode mudar nada, mas se todo mundo fizer um pouquinho, faz muita diferença :)

    ResponderExcluir
  20. Oi Bê, tudo bem? Que post mais inspirador. Acredito que muitos hábitos realmente ajudam a fazer do mundo um lugar melhor. Aqui na minha cidade já tem um tempo que eles retiraram as sacolinhas de mercado, agora você precisa levar sua sacola de casa ou optar por usar caixa de papelão. Algumas pessoas ainda não se acostumaram (eu me incluo) mas é algo que precisamos investir aos poucos mas sempre buscando melhorar. Com relação aos papéis aqui em casa sempre rasgamos, acho até mais fácil pra jogar fora. Beijos da corujinha, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  21. menina essa dos eletrodomésticos fora da tomada era novidade pra mim. vou me ligar nisso

    ResponderExcluir
  22. Que hino de post, aaaaah <3
    Ultimamente eu ando procurando mais sobre sustentabilidade e esse post caiu no momento certo, sabe? Isso de rasgar o papel eu aprendi faz pouco tempo, hahaha mas preciso aderir! Bom saber isso da casquinha, agora sim que vou comer que nem doida heheh. E que site de busca maravilhoso, já é o meu novo Google! =D
    Não sei se tu conhece a Luísa Ferrari, ela dá várias dicas super bacanas também (como diminuir o lixo no dia a dia e assim vai). Super indico, Bê!

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  23. Eu simplesmente AMEI esse post. Estou começando a implementar atos sustentáveis na minha vida e esse post me ajudou muito. Principalmente o tópico em que você fala sobre não amassar o papel. Não sabia disso e ficarei de olho nas próximas vezes <3

    Beijos :*
    https://ohamoramia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Que amor de post, Bê! ♥ Eu sempre rasgo papeis para jogar fora, mas não sabia que era melhor que amassar, estava fazendo algo certo sem saber. ♥
    Você só esqueceu de colocar o link para o site da Ecosia, mas já adicionei a extensão no Chrome.

    Prazer, Jéssica

    ResponderExcluir
  25. Eu amei muito esse post, aos poucos eu to mudando minha relação com o meio ambiente, uma coisa que estou atrás é aqueles copos de alumínio, pra toda vez que eu for comprar um cafezinho eu pedir naquele copo e assim diminuir o uso de copos plásticos e descartáveis, também to virando adepta das ecobags, é um processo dificil, às vezes a gente esquece delas, mas aos pouquinhos vou aprendendo.

    Carol Justo | pink is not rose

    ResponderExcluir