Resenha | O Projeto Rosie

7.5.18

Capa do livro O Projeto Rosie

Acabei de perceber que faz muito tempo que não trago uma resenha literária para cá, nossa. Graças à faculdade eu tenho lido bem menos do que gostaria (infelizmente) e quando consigo um tempinho leio algo que está bem alta no momento, o que não me dá vontade de falar sobre o livro porque todo mundo praticamente já deve ter resenhado, hahah Mas consegui ler O Projeto Rosie em um momento que tive livre e achei que seria interessante trazer para cá.
 Ah, e você percebeu essas florzinhas nas fotos do post? Foi a minha primeira tentativa de fazer flores selvagens em aquarela, hahahahah, o resultado ficou super simplão mas posso ser sincera? É assim mesmo que eu gosto!

 Don Tillman, 39 anos, musculoso e tão bonito quanto Gregory Peck, é professor de genética e nunca teve uma namorada. Em seu estrito cronograma de atividades, todas as tarefas são calculadas para garantir o menor desperdício de tempo. Nada de imprevistos ou de surpresas; diretrizes para que Don não precise recorrer às suas baixíssimas habilidades sociais. Mas, na busca pela esposa perfeita, ele vai precisar de muito mais que a ajuda do questionário que desenvolveu para selecionar candidatas. E, quando Rosie Jarman entra em seu escritório - um exemplar totalmente inadequado ao seu perfil -, o imprevisto, o impulso e a emoção passam a ser as novas regras.


capítulos do livro O Projeto Rosie
  Don tem uma rotina cronometrada e um cardápio pré-definido. Ele organiza seu tempo aproveitando cada minuto, já que sabe o tempo que leva para realizar cada atividade, para que possa se dedicar ao seu trabalho que é ser professor universitário de genética. Com o modo de vida focado no emprego e mais a sua característica de não saber lidar com situações sociáveis, ele chega aos 39 anos sem nunca ter namorado.

 Então Don chega à conclusão de que está na hora de finalmente se envolver com alguém e para isso cria O Projeto Esposa - um questionário que vai ajudá-lo a encontrar a esposa perfeita sem precisar fazer a parte social que exige que ele de fato saia com as mulheres para conhecê-las. Afinal, seria perda de tempo ir à dois encontros para perceber que a moça é fumante, algo que pelo questionário ele descobriria e logo passaria para a próxima candidata.

"Se você realmente ama uma pessoa, deve estar preparado para aceitá-la como ela é. Você pode até esperar que um dia ela acorde e faça aquelas mudanças, mas pelos próprios motivos dela."

 É interessante observar o comportamento do personagem, tão meticulosamente arquitetado. Confesso, em alguns momentos foi agoniante pensar como alguém consegue estar tão acostumado com uma rotina a ponto de estar fechado a mudanças, mesmo que pequenas, como pedir pizza em uma noite que você está com vontade, mesmo essa não sendo a refeição planejada para a noite.

 Ao longo do livro vamos nos familiarizando com as atitudes do personagem e começando a entender o que está por trás disso. Achei interessante que o autor deixa algumas coisas subentendidas, como se fossem pequenas descobertas do leitor.

Livro O Projeto Rosie


 Eu diria que é um livro mais adulto. Não possui cenas fortes de qualquer tipo mas o enredo não se passa no ensino médio americano e nem envolve dramas adolescentes, que é o que estamos acostumados nos livros mais populares hoje em dia. A trama é sobre um homem adulto já, que possui uma carreira estável e busca construir uma família, características que fazem com que o livro agrade mais a quem não é tão novo assim.

"Eu convidei você para vir aqui esta noite porque, quando percebe que quer passar o resto da sua vida com alguém, quer que o resto da sua vida comece o mais rápido possível"
 É uma história que consegue prender o leitor, pois além de acompanharmos a vida de Don Tillman o livro possui um pequeno mistério que consegue instigar o leitor a continuar lendo. Me vi passando de capítulo em capítulo rapidamente e como o espaçamento e a letra do livro é bem grande, O Projeto Rosie se torna uma leitura bem rápida.

 E você, já conhecia o livro? Tem vontade de ler? Deixa um comentário com sua opinião, eu vou adorar saber <3

Você poderá gostar de

19 comentários

  1. fotos lindas que vc tirou do livro, gostei de conhecer esse chick lit, parece uma leitura bem gostosinha pra passar o tempo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado :)
      Simmm, realmente é uma leitura ótima para aqueles momentos em que vocÊ quer relaxar e passar o tempo.
      Beijo!

      Excluir
  2. Oi Betânia.
    Eu já li esse livro faz um tempinho e qualquer dia também vou fazer uma resenha.
    É muito bom de ler e a história é interessante.
    Concordo que às vezes dava agonia por Don ser tão cheio de regras e organizado, bem longe da minha realidade. Hahahahahahahahaha!
    Mas, como os opostos se atraem e quem manda é o coração não houve Projeto Esposa que desse certo. :-)

    Lindas flores! Fizeram uma belíssima composição com o livro.
    Beijos mil! :-)

    Perdida Na Lua Cheia
    Brincando Com Arte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :)
      Sim, muitoooo longe da minha realidade, hahahahah
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado das fotos <3
      Beijo!

      Excluir
  3. Eu gosto demais desse livro, é super divertido e descontraído. O Dom é um personagem bem diferente do comum e isso trás todo o charme para o livro.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, gostei bastante também. O Don é daqueles personagens que cativa a gente, de um jeito ou de outro, hahaha
      Beijo!

      Excluir
  4. apesar de tudo parece ser um livro que vale a pena ler por falar sobre tantos temas..
    gostei da resenha vou procurar ler.
    beijos

    http://tainaramallet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, vale muito a pena a leitura. É um ´´otimo livro.
      Beijo!

      Excluir
  5. Já tínhamos ouvido falar dele, mas gostamos da resenha parecer ser um livro que combina muito com o gênero que estamos acostumadas a ler.

    Beijos


    https://onlyinspirations.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenham gostado da resenha :)
      É um livro bem fluído de ler, quando você percebe já acabou.
      Beijo!

      Excluir
  6. Super te entendo em relação à livros e faculdade. Ler é um das minhas maiores paixões, mas por causa dessa minha rotina corrida desde que entrei pra faculdade, parei muito com a leitura — e isso me deixa bem triste.
    Enfim, ótima resenha! Já tinha ouvido falar do título desse livro, mas não sabia do que ele se tratava. Achei o máximo! Principalmente por mostrar o lado dele na história, adoro enredos assim. Já adicionei na minha booklist (que só cresce). Um dia eu leio hahahaha
    PS.: Amei muito as suas flores em aquarela!

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, me deixa muito triste também, porque tem vários livros que eu quero ler mas acabo dando prioridade para outras coisas :(
      Fico feliz que tenha gostado da resenha Steph e das frôzinha <3
      Beijo!

      Excluir
  7. Não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa. Ah! Suas flores ficaram lindasss, me ensina!! ahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, obrigada, eu fiz e fiquei na dúvida se botava nas fotos porque elas ficaram bem simplezinhas, hahah
      E ensino sim, quem sabe eu faço um post aqui... hahah
      Beijo!

      Excluir
  8. Obaaa, seja bem-vinda :) Pode vasculhar bastante aqui no blog, hahah
    Vou te visitar também, beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Bê
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro. O comportamento do Don me lembrou um pouco o Sheldon, de The Big Bang Theory. É legal sair um pouco dos cenários escolares e ler algo mais adulto. Eu curto.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  10. Comecei a ler este livro assim que ele foi lançando, mas não sei o motivo acabei não terminando de lê-lo. Ver seu resenha falando de como é uma leitura rápida e do mistério que a trama possui de deixou com vontade de termina-lo em breve.

    obs: Vi recentemente que este livro ganhou uma continuação, chamada O Efeito Rosie você já leu?

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir