Triologia Mundo de Tinta

9.4.15

  Eu li essa triologia recentemente e pensei em fazer uma resenha pra cada livro mas como não teria muito pra falar acho que fica bem mais resumido em um só post, o que acham? Já adianto que vai ser algo bem rápido e direto, até porque não me lembro bem do primeiro livro, hahah 

Coração de Tinta - Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Meggie, sua filha, jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Sangue de Tinta - Sangue De Tinta" dá seguimento à aventura de Meggie e seu pai, Mo, um encadernador de livros que tem o estranho dom de dar vida às palavras dos livros que lê em voz alta, fazendo seres das histórias surgirem à sua frente como que por mágica. No primeiro volume da trilogia "Mundo De Tinta", a língua encantada de Mo traz à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta", e acaba mandando para dentro da trama a mãe da menina.
Agora, neste segundo episódio, Meggie dá um jeito de entrar ela mesma no mundo fictício de Coração de tinta, onde tem o prazer de encontrar fadas, príncipes e saltimbancos que dançam com o fogo; e o sofrimento de acompanhar as artimanhas de vilões cruéis e sem misericórdia. Uma jornada sombria, repleta de fantasia e aventura.


Morte de Tinta - Mo e Meggie acabam entrando na história de ''Coração de Tinta'' e esta vez, com a ajuda de Dedo Empoeirado, Farid, Resa e Violante, Mo enfrenta o mais terrível de todos os vilões, o Cabeça de Víbora, numa batalha final, de vida ou morte.
Mas, antes dela, personagens já conhecidos dos livros anteriores vivem suas aventuras. Fenoglio, o autor de Coração de tinta, tem que combater Orfeu, plagiador que se utiliza de passagens de seu livro para reescrever e manipular a história. Meggie, ao se apaixonar por Farid, se depara com as alegrias e decepções do primeiro amor. Resa, mãe de Meggie, traz em seu ventre um novo herdeiro. E Mortimer, nosso herói, que no Mundo de tinta assume a personalidade do Gaio, espécie de Robin Hood, tem que lutar contra o próprio personagem que interpreta, já que pouco a pouco começa a se confundir com ele e a se esquecer de quem é no mundo real.

 ''Alguns livros devem ser degustados, outros são devorados, apenas poucos são mastigados e digeridos totalmente.''

 Essa triologia com certeza tinha tudo pra dar super certo já que fala sobre algo bem inovador e que nunca tinha visto em outras histórias porém acredito que a escritora não aproveitou devidamente seu próprio mundo. Um grande problema foi o fato de que eu não consegui me apegar aos personagens, nenhum, somente no final do último livro me apeguei ao Mo e para mim isso pode ser algo que deixa o livro mais sem graça já que sou daquelas que praticamente vive o personagem. Algo pra ser dito que é bom é que a escrita da autora evoluiu muito ao longo dos livros! Mas em contraponto a história começou a tomar um ramo estranho. Acho que não vou conseguir explicar propriamente mas a autora criou um mundo em Coração de Tinta que apesar de ser fantasia tinha seus limites, se é que me entendem e no final do último livro parecia que os personagens faziam coisas que nunca nos foi apresentadas antes, só pra facilitar a história. 

 '' 'Todas, todas as letras são importantes!' ela pensou. 'Deixe-as soar, retumbar, sussurrar, crepitar, estrondear.' Então ela começou a ler.''


 Se fosse pra classificar a triologia como um todo, ela levaria 3 de 5 estrelas pois não foi de todo um desperdício de tempo (apesar de eu ter demorado dois meses pra ler cada livros, coisa que nunca me aconteceu antes) já que achei inteligente essa coisa da leitura e do mundo criado, porém a autora poderia ter desenvolvido esse enredo de forma tão mais cativante.

 Pra mim o que fez a triologia valer, foi o último livro, que apesar de dar umas viajadas eu gostei bastante. 

E você, já leu? Pretende ler? Deixe um comentário com sua opinião ^^

Você poderá gostar de

14 comentários

  1. Não conhecia, mas adoreeei!! :D
    Beijos e fique com Deus!
    www.batomdeframboesa.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler essa trilogia! Dizem ser realmente muito boa, e lendo seu post, entendendo que fala sobre livros e tudo o mais senti mais vontade ainda de ler ♥ Beijão!

    www.garotasdemustache.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito gente adora, infelizmente não gostei taaaanto assim mas é interessante ^^
      Beijo :*

      Excluir
  3. Não conhecia, mas fiquei louca para ler, parece ser bem interessante.
    Já anotei a dica aqui.

    http://www.detudopouco.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada por essa trilogia, to doida para ler. Acho a história linda e reflexiva <3
    Xx,
    www.dreamsinparis.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu amo essa trilogia!!!! Uma pena que não tenha conseguido se apegar aos personagens, eu amo de paixão o Mo e a Meggie, apesar de ela ter me irritado no último livro... Enfim, ótima resenha! Beijos e tenha uma ótima quarta!! :D
    Maluquice de Garota
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, uma pena mesmo :/ Fico feliz que tenha gostado e ótima semana pra você ^^

      Excluir
  6. Ah que livros lindooosss!!! já pela capa eu compraria, e a história deles parece ser bem legal, fiquei curiosa!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindos, né? É bem interessante a história, espero que se comprar, goste ^^

      Excluir
  7. Ah que inveja só tenho os 2 primeiros,Morte de Tinta chega daqui um mês. ''Alguns livros devem ser degustados, outros são devorados, apenas poucos são mastigados e digeridos totalmente.'' Minha frase favorita do livro.Super recomendo estou apaixonada pelo blog,temos varias coisas em comum adorei saber que é fa de Pitch Perfect nunca tinha achado ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa frase é realmente linda *oo* Aaaah que demais, muito obrigada, fico feliz que tenha gostado do blog ^^

      Excluir