Dicas (simples) para estudar em casa

15.5.15


 Estudar na escola é uma coisa, quando você tem o professor ali para qualquer dúvida que possa surgir mas pra que você grave realmente a matéria é necessário estudar em casa também. Como estou me preparando para o vestibular esse ano estou estudando bastante, então vou compartilhar com vocês o que me ajuda e espero que consiga ajudar vocês também.

Ler o texto em voz-alta - Tem gente que prefere ler em voz baixa mas eu, particularmente, só consigo me concentrar lendo alto. Parece que se leio em voz baixa acabo me perdendo em meus pensamentos e tenho que ler muitas vezes o mesmo parágrafo para entender. Se você alguma vez já sentiu isso, comece a ler tudo em voz alta e veja se melhora ;)

Fazer exercícios - O professor explicou a matéria, você estudou mas e na prova, você sabe como vai cair? Fazer exercícios sobre o assunto é ótimo porque você vê como aquele conteúdo pode ser cobrado e você exercita (avá) o cérebro. Como aprendemos muitas coisas na escola a gente grava somente aquilo que usa na vida ou que vai vendo ao longo do tempo, outro motivo pra você fazer exercícios!


                                                                     Foto de Melina Souza
Usar marcadores - Cores ajudam a chamar a atenção e gravar o que está escrito, principalmente amarelo pois esta cor estimula o sistema nervoso central, dando um estimulo intelectual. E isso não sou que estou dizendo, viu? Pode pesquisar. Pra quem tem memória fotográfica também isso é perfeito, porque depois na hora da prova você pode vir a lembrar daquela informação em roxo do seu caderno! Sem contar que estudar com um caderno organizado é muito mais motivador.

Assistir vídeo-aulas - Assistiu a aula mas ainda restou uma dúvida? Isso ocorre comigo ás vezes porque cada professor ensina de uma maneira e muitas vezes o que para o professor está fazendo muito sentido, não é assim tão fácil pra você. E é aí que a internet pode te ajudar. Fecha o facebook e twitter, entra no youtube e digita o nome da matéria que está com dúvida. O youtube tem vários canais com vários professores e sempre tem aquele que consegue te fazer entender facilmente ^^

 Apresentar uma aula sobre o assunto - Mas Bê, eu não sou professora :o Calma, isso é algo que sempre faço e você pode fazer sozinha, ou pode chamar os pais pra ajudar. Depois que você estiver com a matéria fresquinha na memória finja que está dando uma aula, isso vai te ajudar a deixar a explicação com suas palavras e dinamizar o conteúdo. O que eu fazia é dar o resumo pros meus pais e apresentar, eles me davam o feedback e falavam se esqueci de algo.

 Essas foram as minhas dicas mas e você, o que faz pra estudar? Usa alguma dessas dicas? Se souber de algo que não falei deixa aí nos comentários, vou adorar tentar e quem sabe me ajude ^^

Você poderá gostar de

7 comentários

  1. Das dicas, a que mais uso é ver vídeo aula. Ajuda pra caramba, porque aquele professor está falando só pra você, e sua concentração foca ali, com poucos minutos, é possível entender toda uma matéria. Sempre li em voz alta e fiz exercícios, é mais uma coisa inconsciente, não sabia se era alguma técnica que realmente funcionava ou não, haha. ótimas dicas, beijos.
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, uso todas praticamente! BJS
    Ficaantenada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, faço quase todo ahahah
    Beijos,
    umbrilhodemenina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas,práticos todas,principalmente este ano, estou estudando para passar em cursos técnicos.Ler o texto em voz-alta es pratico muito,quase todo momento já fico falando sozinha.
    http://chanoinverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, acho super importante fazer os exercicios para treinar, usar marca texto e assistir video aulas! Isso ajuda muito!

    Bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ler em voz alta também me ajuda, assim como dar aula, que no meu caso é paras paredes mesmo, rsrs. Já as vídeo aulas me ajudam quando o professor não é dos melhores pra explicar.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Estudar em casa é sempre difícil, bate aquela preguiça e a gente sempre acaba deixando para depois, né? Eu pelo menos sofro um pouco para estudar mas gosto de usar alguma dessas dicas. Vejo vídeo aula, faço várias anotações e vou lendo em voz alta para ver se fixa na cabeça, hahaha.

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir