2016 não foi um ano ruim, desculpa contrariar | RETROSPECTIVA

31.12.16























 É só entrar no facebook para perceber que a maioria das pessoas não gostou nem um pouco de 2016 e quer logo que entre o próximo ano. É um sentimento que vem sendo tão exposto nos últimos meses que de certo modo eu comecei a me sentir igual. Até que parei pra pensar e conclui que: 2016 FOI UM ANO ÓTIMO. Isso me lembra mais uma vez a nunca entrar na onda (tente não lembrar da música) e falar algo sem realmente ser o que acredito.






















  Em janeiro fui para uma praia super bonita de Santa Catarina com uns amigos e foi muito divertido. Importantíssimo para a sanidade de vestibulanda que passou o ano inteiro estudando (e não passou). Foi demais se tirarmos a parte que a água do mar estava contaminada e eu fiquei quase dois dias vomitando tudo que comia/bebia, até mesmo água, hahah Eu tenho A sorte!

  Menos de uma semana depois que cheguei da praia já estava embarcando para São Paulo com dois amigos que estavam em Santa Catarina comigo (Matheus e Karol) para visitar duas pessoas incríveis que conhecemos no intercâmbio de 2014 para Inglaterra - Bruna e Márcio (valeu pela estadia). Confesso que foi uma experiência muito boa porque antes de ir eu não tinha vontade n-e-n-h-u-m-a de conhecer São Paulo. Realmente achava que não gostaria muito do lugar e que não valeria a pena conhecer. Não preciso nem dizer que me surpreendi, né? O lugar é demais!





















 Nas férias de inverno eu tive uma experiência que levarei pra vida toda. Eu e mais dois amigos (Patrick e Gabriel) viajamos pro Paraná para ser voluntários. Isso mesmo, cada um de nós foi voluntário durante uma semana em uma instituição. Eu fiquei em um lar para crianças recolhidas pelo Conselho Tutelar e foi simplesmente incrível. Completamente edificante. Como era proibido tirar fotos lá - para segurança das crianças - eu não tenho nenhuma foto com as fofuras mas lembro de cada uma <3






 E esse ano também foi especial por causa dessas criaturinhas da foto. Tenho que estudar muito pra conseguir chegar onde quero e foram essas pessoinhas que fizeram todas as minhas manhãs suportáveis, mesmo quando eu não aguentava mais. Já quero o cachorro-quente com purê e o volêi!

 E além de tudo foi um ano de descobertas. Descobri do que gosto e do que não gosto e me conheci melhor. Fui sozinha ao show do Maroon 5 e foi ó, libertador <3 Que venha 2017, e se esforce pra superar 2016 ;)

 Como foi o seu ano? O que achou da retrospectiva? Deixa um comentário que eu vou adorar saber!

Você poderá gostar de

36 comentários

  1. 2016 infelizmente não foi um bom ano para mim, mas parando um pouco para pensar, eu consegui me lembrar de alguns poucos bons momentos, e dou graças por eles terem existido. Amei sua retrospectiva, realmente você fez coisas fantásticas....
    Abraço e um Feliz Ano Novo.
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante mesmo é seguir em frente e lembrar das coisas boas, as ruins serviram pra virar experiência :))
      Feliz Ano Novo, beijo!

      Excluir
  2. Caramba, que atitude linda de ser voluntária, deixou meu coração quentinho ao ler isso.
    Sabe, eu digo o mesmo para as pessoas. Embora meu 2016 não tenha sido como eu queria e bem difícil, ele não foi ruim. Eu aprendi tanta coisa sobre mim mesma nesse período, criei o blog e comecei a me socializar mais com as pessoas, em interessar mais pelas coisas. Só, sei lá, pode ter sido um ano com muitos problemas e coisas ruins, mas não foi tanto assim para mim. É bom saber que para outras pessoas, como tu, também não foi.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gaby, eu espero poder fazer mais ações voluntárias esses ano, já até coloquei como meta <3
      Exatamente, não foi o melhor ano da minha vida, aconteceram coisas ruins mas eu fico feliz de que tenha conseguido aproveitar. Que bom que pra ti também não foi um ano tão ruim :)
      Obrigada pelo comentário, beijo!

      Excluir
  3. Pra mim também nao foi um ano ruim, mas foi menos intenso que 2015. Acho que nao consegui bater muitas metas da vida, mas to na pura explosao de energia pra 2017!!

    Ainda não conhecia seu cantinho e já fiquei apaixonada! Olha 2017 já me presenteando com blogs maravilindos!

    Clica aqui se quiser ver minha ultima postagem |
    Clica aqui se quiser participar do sorteio do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim foi bem melhor que 2015, passou em branco o tadinho, hahah
      Eu tambémmmm, 2017 promete!
      Ah, como você é fofa <3 Obrigada pelo comentário e seja bem-vinda!

      Excluir
  4. Concordo com você, meu ano de 2016 foi realmente incrivel, realizei muitos sonhos! Te desejo um ano de 2017 incrível, que todos os seus sonhos se realizem neste novo ano e que tenha muito sucesso <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa boa Sthefani <3 Muuito obrigada e desejo o mesmo para ti, que 2017 te traga só alegria!

      Excluir
  5. Concordo plenamente! 2016 foi um ano maravilhoso! É claro que em questões políticas e sociais não foi tão agradável, mas num geral pessoal foi um ano enriquecedor! Pelo menos pra mim! Aprendi tanta coisa e vivi tanta coisa... Foi um ano lindo! E eu só espero e desejo pra 2017 tudo em dobro!
    Beijos, Carly.
    www.carligrafias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, em questões políticas foi um desastre e tanta coisa triste que aconteceu esse ano :/ Mas se deixarmos isso nos abalar vamos viver sempre mal pois o que não falta é coisas ruins no mundo. Fico feliz que 2016 tenha sido bom para você também :))
      Isso, tudo em dobro <3

      Excluir
  6. Já para mim, foi um ano péssimo. Cansativo, bem triste e que quase arrancou toda a minha fé sem que eu pudesse fazer nada. Apesar disso, tenho que admitir que todas as experiências que eu tive vão me marcar pra sempre. Acho que é porque, no meio de tanta desgraça, as coisas boas ficam mais fortes e se destacam muito mais. Talvez eu até esteja achando muito melhores do que realmente foram HAHAHA
    Espero que 2017 seja mil vezes melhor.
    Um feliz ano novo para nós duas!

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que triste Madu, desejo que 2017 seja maravilhoso pra você, que traga tudo que 2016 não trouxe.
      O bom é que você consegue ser positiva no meio disso tudo, é o que importa :)
      Beijo!

      Excluir
  7. Meu 2016 aconteceram várias coisas boas, mas não dá para negar que as coisas ruins se sobressaíram. Até preferi não fazer retrospectiva, porque é melhor deixar o passado para trás e não ficar relembrando e sofrendo né?
    Ano novo, vida nova, novas metas, vamos que vamos! hahaha

    ps: quanta foto maravilhosa.

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, também sou dessas que quando só acontece coisa ruim prefiro nem relembrar, só deixar passar...
      Isso aí, ano novo, vida nova. Desejo que 2017 seja incrível pra ti, que te surpreenda e super tuas expectativas :))
      Beijo!

      Excluir
  8. Fico muito feliz que seu ano foi bom assim, parece ter sido mesmo pelas fotos! E parabéns pelo trabalho voluntário, muito amor ♥ como amo música (até meu blog é sobre esse assunto kk) me interessei sobre sua ida ao show do Maroon 5! Você fez post por aqui?

    E quer saber, meu 2016 também foi incrível. Na real, foi um dos melhores anos da minha vida! Mudei o rumo da minha vida totalmente, realizei sonhos de adolescência, tirei pessoas toxicas do meu convívio e as coisas passaram a fluir mais leve... Só tenho a agradecer ♥

    E QUE VENHA 2017!! Espero que supere 2016, que foi lindimais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fiz não, mas teria sido uma boa ideia...
      Coisa boa saber disso, espero que 2017 consiga ser ainda melhor. Que te traga muitas realizações ^^
      Obrigada pelo comentário carinhoso, beijo!

      Excluir
  9. Olha, eu amei esse post, ele faz com que as pessoas parem para refletir sobre o que realmente aconteceu durante o ano. Como eu falava para um amigo recentemente, no panorama geral, se olharmos o que aconteceu no Brasil e no mundo foi um ano bem ruim, mas para cada uma das pessoas, muito provavelmente, aconteceu pelo menos uma coisa boa.

    Beijos
    http://www.colecaodeacasos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Dani <3
      Para o Brasil foi realmente um péssimo ano mas se pararmos pra pensar sempre vai ter coisa ruim acontecendo, né? O que não dá pra fazer é deixar isso nos abalar...
      Espero que 2017 seja perfeito pra você, beijo!

      Excluir
  10. Ótimas memórias! Na minha lista de coisas para fazer antes dos 25 está ir a um show sozinha. Acho que algumas coisas feitas sozinha são experiências super necessárias. ♥

    http://ilacamiblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, quero muito ir no cinema sozinha, todo mundo que já foi diz que é muito bom.
      Obrigada pelo comentário, beijo!

      Excluir
  11. Foi um ano de altos e baixos, essa é a verdade. Por mais coisas boas que tiveram, algumas coisas ruins superaram. Espero me recuperar de 2016.
    Que lindeza essas fotos <3

    https://publicando-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que 2017 traga tudo de bom pra ti Giovanna <3
      Muito obrigada pelo comentário, beijo!

      Excluir
  12. Meu 2016 foi intenso demais, meu 20187 começou mais forte ainda. Apesar disso, confesso que no ano que se passou eu realizei coisas maravilhosa! Você fotografa bem demais, adorei as suas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo que 2017 supere suas expectativas e seja ótimo :)
      Muito obrigada Carol, beijo!

      Excluir
  13. Adorei a postagem, 2017 pra mim foi um ano cheio de acontecimentos ruins, mas se olhar por outro lado aprendi as mais importante e melhores lições que alguém poderia aprender e isso já o torna ótimo... As pessoas veem muito o lado ruim das coisas e esquecem de dar valor aos bons.

    Tenha um ótimo 2017
    sammypmoon.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que bom que 2016 foi ótimo pra você! Espero que esse ano seja melhor ainda. Pra mim não foi muito bom e eu não sou desse tipo de pessoa que todo ano reclama que foi um ano ruim. Teve muita coisa boa também, 2016 foi embora e me deixou com o coração leve e otimista.
    Blog da Vicky

    ResponderExcluir
  15. Meu 2016 foi uma confusão de coisas boas e ruins, rs. Ao mesmo tempo que fui muito infeliz indo embora da faculdade que eu ja estava há 3 anos, tive que deixar tudo pra trás, eu ganhei novas amizades, novas perspectivas e conquistei meu primeiro emprego. Talvez no fim, o saldo tenha sido bem positivo kkk. Espero que 2017 seja ainda melhor.

    ResponderExcluir
  16. Concordo contigo, nem entendo essa onda de que 2016 foi ruim. Só em estar com saúde e tudo bem com minha família ja categoriza como um ano maravilhoso. Além de que aconteceram várias coisas legais comigo.
    Mas que contaminação foi essa senhor? Kkk

    ResponderExcluir
  17. Tá todo mundo detonando 2016, mas pra mim foi um ano maravilhoso, foi um ano que eu resolvi minha vida escolar, passei mais tempo com a minha família e melhorei de saúde, acho que no nosso caso 2016 foi bom por causa de experiências pessoais e se você olhar 2017 começou uma bosta comparado a 2016 por causa de tantas mortes e tanto ódio :/
    garotasdetokyo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Quanta coisa boa! Eu apanhei tanto nesse 2016 é sinto que 2017 ainda tem mais taca. Tudo que passei foi importante é necessário. Espero aprender muito mais nesse novo ano :)

    ResponderExcluir
  19. Ai Betânia que delícia de ano! Confesso que 2016 acabou sendo um ano pesado pra mim, e sei que foi importante pro meu crescimento, mesmo não sendo tão legal assim. Desejo que o seu ano novo seja mais legal ainda do que 2016!!!Mega beijos!!Kamila

    Ka com K

    ResponderExcluir
  20. Eu acho que tudo foi uma questão de relevância, 2016 foi maravilhoso pra muita gente, pra outras não foi, por motivos pessoais, profissionais, e afins, mas o importante acho que é não se deixar carregar por este pessimismo, todos os anos acontecem coisas boas e ruins, e a vida segue...
    Sua vida foi bem agitada hein!
    Isso é bom, que 2017 seja de muito mais conquistas.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  21. O teu ano foi incrível mesmo, Bê! E eu fico muito feliz por isso =)
    Essa praia de SC deve ser linda, só de ver pelas fotos. E que demais você ter ido pra SP, pelas fotos já da pra ter uma noção do quanto foi incrível. Nossa, que experiência maravilhosa essa de você ter ido fazer voluntariado no Paraná! Como que funcionou todo o processo? Você foi com alguma agência? Achei tão bacana.
    Com pessoas queridas do nosso lado fica tudo melhor, né? E deve ter sido mesmo libertador ter ido sozinha ao show, que por sinal, deve ter sido incrível, heheh. Feliz ano novo =D

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente linda, incrível! Fui pela minha igreja, sou católica e tem um movimento/projeto que está começando aqui e eles chamaram alguns jovens para ir representar o projeto nessa experiência :))
      Exatamente, do lado de amigos tudo fica melhor <3
      Foi mesmo, no começo eu fiquei meio perdida mas no meio do show já tava cantando loucamente e todo mundo me olhando, hahah
      Pra ti também Amanda, que seu 2017 seja perfeito. Beijo!

      Excluir
  22. Não entrar na onda é a melhor parte de fazer um ano incrível. A gente só pode sentir que foi ou não produtivo quando para pra pensar no que conseguimos conquistar ♥ Fico mega feliz que 2016 tenha te proporcionado bons momentos.

    ResponderExcluir
  23. é isso aí, não entre na onda, para muitos foi um ano bom, para outros um ano qualquer, no meu caso foi ruim. Mas fico feliz de ver que o seu foi incrível, quero saber mais sobre esse projeto de voluntário!


    http://explorar-te.blogspot.com/

    ResponderExcluir