Porque fazer um intercâmbio?

19.2.17

 O sonho de muita gente é fazer intercâmbio mas antes de finalmente rolar a viagem sempre surgem vários questionamentos, entre eles: porque fazer um intercâmbio? Afinal, é um investimento bem alto. Em 2014 eu fui para a Inglaterra com dois amigos e vou contar a partir da minha experiência, porque você deve fazer um intercâmbio <3

Underground em Londres
 APRIMORAR-SE EM UMA NOVA LÍNGUA
 
  É a grande chance de você aprender uma língua viajando. Ou seja, de uma forma divertida sem necessariamente sentir que você está estudando. É claro que é importante saber algumas palavras essenciais mas é na dificuldade que você vai aprender. Vai perceber o salto que seu inglês/francês/espanhol vai dar desde o dia da partida até o final do intercâmbio. Isso porque estar em outro lugar, sem as pessoas que você está habituado a conviver te coloca em uma posição de constante tentativa e aprendizado. Você PRECISA achar um jeito de se comunicar com a atendente se quiser comer algo, você PRECISA descobrir o que moço que parou para te ajudar está dizendo se quiser chegar ao metrô e mais que tudo você PRECISA entender como funciona a cidade. 

Janela de Avião

  EXPANDIR SEUS HORIZONTES 

  Há algo dentro de ti que desperta quando você percebe que o mundo é muito maior do que a cidade onde você mora e o país em que você vive. Tem alguém nesse exato momento se deslumbrando com a imensidão da Times Square, um casal acabou de comprar uma garrafa de vinho para tomar perto da Torre Eiffel e tem alguém agora mesmo impressionado com a beleza da Islândia. E quando você viaja e conhece outro lugar percebe que não é difícil ser qualquer uma dessas pessoas. É mais do que simplesmente fazer faculdade, passar a vida inteira em um trabalho, casar, ter filhos... É fazer isso se você quiser, porque se preferir aquela sua mochila favorita está preparada para mais uma aventura.

Garota em Liverpool
 SE AUTO CONHECER - MAIS DO QUE NUNCA

 Existe um termo, 'choque cultural reverso' que muitas pessoas acreditam ser um mito, mas eu não. Esse termo é a definição de que quando alguém viaja por um tempo significante e depois retorna ao lugar em que passou a vida inteira, essa pessoa sofre um choque cultural, como se não reconhecesse o local. Eu acredito que essa pessoa volta para casa tão diferente, que ela enxerga tudo com outra perspectiva. Fazer um intercâmbio é mais do que simplesmente  conhecer um outro país, é precisar se virar sozinho. Você vai descobrir novas comidas, umas vai odiar e outras ficarão ao lado de lasanha ou pizza: junto com as suas favoritas. Vai descobrir novas músicas, novos filmes, novos hobbies. E quando voltar, tudo isso fará parte da sua vida de um jeito que não fazia antes.

St. Paul's Cathedral em Londres

 CONHECER LUGARES INCRÍVEIS 

 Tem algo mágico em estar no mesmo lugar em que Os Beatles tocaram pela primeira vez e algo um pouco surreal em conhecer o lugar em que Isaac Newton, Charles Darwin e Charles Dickens estão enterrados. É um tipo de sensação que você não esquece, mesmo depois de anos. Você vai perceber que até mesmo o brechó da cidadezinha pequena que morava, ou o supermercado que exigia que você subisse uma lomba a atravessasse um cemitério para chegar ficam lado a lado com o Big Ben e a London Eye no quesito saudade, simplesmente porque você sente tanta falta de tudo daquele lugar <3


 Existem tantos outro motivos para se fazer um intercâmbio mas acho que sintetizei os mais importantes. Já fez intercâmbio, pra onde? Quer fazer? Deixa um comentário com tua opinião, eu vou adorar :]

Você poderá gostar de

31 comentários

  1. Passei uma no ana Austrália!! Intercâmbio melhor fase da vida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero muito ir pra Austrália um dia, ao que parece os estrangeiros são bem recebidos lá <3

      Excluir
  2. Ai meu Deusss, você foi pro lugar dos meus sonhos! Eu, infelizmente, nunca tive a oportunidade de fazer intercâmbio, mas acho que uma coisa que complementa seu post é a questão da maturidade/independência. As pessoas mudam muito quando viajam e ficam um tempo fora e isso é ÓTIMO!
    Parabéns pelo blog, eu ameiii. Já tá nos meus favoritos <3
    Beijosss

    www.madamices.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o lugar dos meus sonhos também, sempre foi <3 Exatamente, independência é a melhor coisa!
      Aaaah, muito obrigada Gabi, eu fico super feliz que tenha gostado, beijão <3

      Excluir
  3. Ai meu deus! Parece que o mundo conspira comigo. Ano que vem faço 15 anos e ao invés de festa vou fazer um intercâmbio pra Londres e só de ler esse tipo de post já fico super empolgada! Tenho muitas dúvidas: por que agência tu foi? Quanto custou? Recomendaria a agência? Quanto tempo tu passou? Ficou com alguma família, em um hotel ou em uma residência estudantil?
    Queria muito saber mais sobre a viagem e adoraria que fizesse muitos posts pra compartilhar comigo (e com outras pessoas)

    Bjs!

    www.manualdagarota-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E deve conspirar mesmo, hahah, vai ser ótimo teu intercâmbio. Tenho certeza! Eu vou te mandar um email respondendo tudo, ta?
      Beijão!

      Excluir
  4. Amei o post! Morro de vontade de fazer intercâmbio, mas ainda não tive oportunidade$ kkkkk
    Mas alguns amigos meus voltaram do intercâmbio com outras visões, descobriram coisas que gostavam e nem sabiam! Achei lindo. Não vejo a hora de fazer um...

    Beijos,
    Mayelle | www.infinitosdetalhes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado do post :)
      Te entendo, eu consegui de 15 anos mas agora tá difícil de conseguir outro...
      Beijo!

      Excluir
  5. Eu to indo pro quarto semestre de jornalismo e acabei de iniciar o curso de inglês na Yázigi (inclusive consegui pular o plano básico para o pré-intermediário só com estudos pela internet! *u*). Pretendo tentar aquele intercâmbio de Au Pair. Esse ano vou começar o processo pra tirar CNH em julho e começar já ajudar em ONGs pra contar as horas necessárias. Acredito que vai ser uma oportunidade incrível pessoal e profissionalmente.

    Vim ver seu blog através do Daydream. Amei aqui! :3

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto, sempre quis fazer intercambio mas seu texto me motivou mais ainda.

    ResponderExcluir
  7. Que post e imagens mais lindas! Deve ter sido um sonho poder ir para a Inglaterra <3

    Eu quero muito poder fazer intercâmbio um dia, de preferência em algum lugarzinho na Europa (País de Gales, Londres...). Os três motivos que mais me fazem querer é aprender uma nova língua (inglês britânico, por favor!), conhecer uma cultura diferente e fotografar muito aquele lugar!

    Adorei o post :*

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, um dos meus sonhos é conhecer a Inglaterra, junto com a Espanha e a Islândia! *-*
    Tem algo de apavorante e mágico na ideia de sair do teu lugar pra ir pra outro completamente diferente, com pessoas diferentes e modos de vida diferentes, onde vc tem que aprender tudo do zero e ninguém sabe quem vc é, é louco! A gente sabe que o mundo e grande, mas quando vemos isso por conta própria, a gente muda de modo irreversível.
    Não sei se faria intercâmbio ou se iria embora pra morar de vez, mas ainda quero ter a experiência de conhecer outro país, por todos os motivos que vc citou e por outros mais!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. SONHO! To me organizando para ir p Inglaterra também! Adoro seus posts sobre intercâmbio. Fotos lindas!

    Beijos
    www.enfim-resolvido.com

    ResponderExcluir
  10. AAAA que post maravilhoso! Eu tenho um sonho muito grande de fazer intercâmbio e esse post só me deixou com mais vontade <3
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
  11. Eu amo viajar. Acho que é uma experiência única, um investimento pessoal enorme, não tem preço. Lindo post, gostei muito.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Que post maravilhoso <3 Amei as fotos!
    Confesso que tenho muita vontade de fazer intercambio, mas sou muito medrosa hahaha Mas com certeza deve ser uma experiencia unica na vida!

    ResponderExcluir
  13. Meu deus, meus olhos brilharam lendo seu post e vendo suas fotos. Adoraria fazer um intercambio, dizem que é a melhor experiencia que se pode ter na fica e pelo seu post parece ser verdade

    ResponderExcluir
  14. Tenho planos para um intercâmbio, pretendo passar 6 meses ou 1 ano fora!

    ResponderExcluir
  15. Fazer intercâmbio é um sonho que eu morro de ansiedade e vontade, mal vejo a hora de finalmente ter esta experiência na minha vida!
    Que post mais lindo, adorei!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  16. Fazer intercâmbio é um sonho eu acho! Adoraria ter essa oportunidade rsrs... O post ta lindo de bonito! Amei! Bjuuuuus!

    ResponderExcluir
  17. QUE SONHO ❤❤❤
    Sempre quis fazer um intercâmbio, vou começar a me planejar melhor vai que próximo ano eu consiga ir a Europa ❤ obrigada pelo post, ajudou muito. Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Amo viajar ,fazer intercambio é um sonho pra me e esse seu post me motivou muito !
    Amei o post,parabéns !

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho muita vontade de viajar ou de fazer intercâmbio acho uma coisa muito boa

    ResponderExcluir
  20. Ahhh eu sou loucaaa pra fazer intercâmbio <3 Espero conseguir fazer pelo menos no último ano do ensino médio haha. Amei seu post, e seu blog <3 E sim, acho que estar um um lugar diferente muda totalmente nossos costumes.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  21. Queria muito fazer com meu noivo, mas infelizmente falta grana pra isso.
    Tenho certeza que é uma experiência enriquecedora e inesquecível.

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  22. Adorei o texto <3 já tive vontade de fazer intercâmbio, inclusive na minha ex escola tinha intercâmbio, mas eu nem cheguei a me inscrever pra fazer, mas e adoraria fazer.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Bê!
    Amei o texto! Em 2015 eu fui pra Disney, mas fui com uma agência mesmo, então tinha "alguém" ali comigo, sabe? Intercâmbio é bem diferente. Sonho muito em fazer e adoro ver relatos assim, isso faz a gente ficar com mais e mais vontade.
    Sobre conhecer lugares incríveis <3

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  24. Estou pensando MUITO sobre fazer intercâmbio, e quem sabe até conseguir morar fora. A situação no nosso país infelizmente fica cada vez mais difícil. Enfim, deve ser maravilhoso aprender outra língua em seu país de origem, deve ser bem diferente do que simplesmente estar numa sala de curso em seu próprio país (não desmerecendo). Estou me organizando, e espero que tudo dê certo, ainda mais depois de ler esse post <3
    Menina De Vinte

    ResponderExcluir
  25. Ai que sonho Betânia! Eu quero muito fazer intercâmbio, mas por enquanto não tenho condições financeiras :( Espero quando eu terminar a faculdade, trabalhar e ir naqueles de um mês, sabe? O intercâmbio é um verdadeiro sonho.

    Ka com K

    ResponderExcluir
  26. Um dos meus maiores sonhos é fazer intercâmbio, gostaria muito de ir pra Portugal, Nova Zelândia, ou NY. É uma experiência incrível e sempre que eu vejo alguém que já fez, eu fico muito feliz pela pessoa ter tido a oportunidade. Adorei o post, as fotos ficaram lindas ♥

    www.ultimobiscoito.com

    ResponderExcluir