O poder de nossas palavras sobre outras pessoas

21.7.17


 Todo mundo usa milhares de palavras por dia, porém nós raramente paramos para pensar sobre o impacto que tais palavras podem ter em nossas vidas, nas pessoas que nos cercam diariamente. Tenho quase certeza que você já passou por uma situação como essa: no meio de uma discussão com um amigo você falou algo que não queria e a pessoa ficou muito ofendida. Não importava mais você se explicar e tentar convencê-lo de que não queria ter dito aquilo, o estrago estava feito.

 Um cara incrível que se interessava muito pelo tema relações humanas, chamado Dale Carnegie, escreveu em seu livro 'Como fazer amigos e Influenciar pessoas' isto: Quando lidar com pessoas, lembre-se que não está lidando com criaturas de lógica, mas sim de emoção. Ou seja, quando a gente diz algo maldoso para uma pessoa ela não vai tirar um tempinho para refletir se era aquilo mesmo que queríamos dizer ou se usamos a palavra por engano, ela vai ficar magoada.

Esse é o impacto de nossas palavras. Entretanto é com um exercício fácil que conseguimos resolver isso: Pensar antes de falar. Parece básico mas para muitas pessoas, especialmente para mim, é algo complicado. Sou daquelas que fala tudo que vem na cabeça e em muitos momentos isso me deixou em situações constrangedoras.

 Porém assim como nossas palavras podem ser utilizadas para magoar alguém, elas também vêm para o bem. Precisamos apenas saber como utilizá-las. Já dizia uma pessoa muito conhecida, tio Buda, hahah

 "As palavras têm o poder de ferir e sarar. Quando elas são boas, têm o poder de mudar o mundo."

 Você provavelmente já deve ter notado o efeito que um elogio tem nas pessoas. Faz um tempo que eu comecei a incorporar mais elogios no meu dia a dia e as reações das pessoas me fazem tão bem, como se eu tivesse recebido um elogio. Algumas ficam até surpresas por um momento, antes de agradecer. Acho que na correria de trabalho/escola/faculdade/relacionamentos não temos tempo para admirar as coisas a nossa volta e perceber a beleza nelas. 

 Porque é basicamente isso que você pode começar a fazer: quando se encontrar com alguém e perceber que algo lhe chamou a atenção, mencione. Dá para notar como isso começa a fazer diferença nas pessoas à nossa volta e em nós mesmos.

 Se você ainda não acredita que nossas palavras possuem poder, tem uma experiência realizada por um gurizinho super fofo que vai te ajudar a entender como isso realmente funciona. O vídeo tem dois minutinhos, é super rápido e garanto que é uma das coisas mais bonitinhas que tu vai ver hoje:



 E você, acredita que as palavras tem poder? Gostou da reflexão? Eu estou pensando em fazer outro post sobre como nossas escolhas de palavras afetam a nós mesmos, tu acha que seria uma ideia legal? Deixa um comentário com tua opinião, eu vou adorar :)

Você poderá gostar de

17 comentários

  1. Eu acho uma ideia maravilhosa, faça simmm ♥
    E QUE POST DE UTILIDADE PUBLICAAAAAAA.
    Esse é um dos assuntos que eu simplesmente nunca tinha parado pra pensar em por em pratica no meu dia-a-dia, mesmo acreditando muito no poder das palavras, nunca tinha parado um segundinho pra pensar em como usar isso ao nosso favor! Então amém pra esse post (e pra esse vídeo que é a coisa mais gracinha do mundo)
    Na hora da raiva eu sempre me exalto muuuuuito e não tem uma vez que não acabo me arrependendo de dizer algo. Poxinha :(
    Vou pesquisar mais sobre um assunto, esse post foi um gatilho do bem!

    Beijão ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa, obrigada por responder :)
      Siim, a gente não pensa muitas vezes nas coisinhas mais simples que podem ajudar na convivência. Eu confesso que ainda estou bem longe do que gostaria de ser porque realmente tenho a mania de falar sem pensar, mas com o tempo eu chego lá, hahah
      Fico feliz de verdade que tenha sido algo positivo pra ti Júlia <3
      Beijo!

      Excluir
  2. Faz outro post sim, achei muito legal o tema. E foram tantas verdades!!
    https://melissamorei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaa, fico feliz que tenha gostado Melissa. E obrigada por responder :)
      Beijo!

      Excluir
  3. Que reflexão linda <3 e que menino mais fofooo eu adorei ele hahaha.

    Acredito que as palavras tem poder sim, pois se não tivessem nós não nos afetaríamos tanto pelo o que os outros dizem sobre ou para nós, e também não nos daríamos tão bem (ou não) quando falamos coisas positivas ou negativas sobre as coisas.

    Beijos <3
    www.verifiqueapagina.com.br

    ResponderExcluir
  4. A palavra tem muito poder sim, e eu sou a lado errado de usar as palavras falo muito sempre pensar e acabo machucando as pessoas ao meu redor inclusive as que eu amo. Preciso mudar e eu vou mudar.

    Ninguem merece ser tratado mal, mesmo que seja sem querer :(
    adorei o post

    www.levandoaseriio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ahh que fofinho o vídeo!! Acredito muito nisso também, apenas um bom dia acompanhado de um elogio já pode melhorar (e muito) o dia de alguém! Quanto mais distribuímos sentimentos bons, mais ele volta pra gente, nos fazendo continuar o ciclo. E a propósito, adorei o texto!

    Beijos de gloss pra você ;)

    http://umbeijodegloss.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Palavras ♥ Acho que o motivo de eu gostar tanto da escrita é justamente isso, o poder que uma simples frase, uma mera palavrinha possui de tocar a outra pessoa, mesmo que em quilômetros de distância. Mas aí entra o lado ruim também, já que estamos acostumados a falar sem pensar, por impulso ou com raiva, sabe? Não enxergamos o outro lado, não temos empatia, não temos afeto pelo outro. Precisamos aprender a nos colocarmos no lugar do outro, ao mesmo tempo em que devemos os expressar com transparência.

    ResponderExcluir
  7. Oi Betania
    Eu acredito que as palavras tem poder,comecei a ler uma vez "Como fazer amigos e influenciar pessoas", e coloquei em pratica apenas duas coisas que ele falou por um dia e foi uma experiencia que realmente teve resultados

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  8. você faz os melhores posts <3
    nao poderia concordar mais! Eu nao lembro de já ter dito algo de cabeca quente e ofendido alguém sem querer. Nao porque eu sou uma pessoa incrível, mas porque já fizeram tanto isso comigo, já me magoaram tanto para no final dizerem "me desculpa, eu estava com a cabeca quente e falei sem pensar direito", e isso me deixava com mais raiva ainda, sabe? Por isso sempre tomei muito cuidado para nao falar sem pensar no momento de uma discussao, por talvez estar tomada por algum sentimento e nao pensar direito. Nao queria dar razao jamais para alguém reclamar de eu ter feito algo que eu odiava que fizessem comigo (e que as desculpas me deixavam me sentindo ainda pior, pois nao conseguia compreender a pessoa, afinal, se eu posso controlar meus impulsos aquela pessoa também pode).

    Mas algo que já me aconteceu muito é eu falar algo num momento qualquer e constranger alguém com alguma pergunta ou algo assim sem querer, por ter formulado mal ou ter falado/perguntado no momento inadequado. Antigamente eu nao sabia muito como reagir, mas hoje em dia procuro me desculpar na hora para nao deixar que a pessoa leve aquilo por muito tempo e se sinta mal. Enfim, ninguém é perfeito, né? O importante é buscarmos melhorar como pessoa.

    P.S. meu Deus, desculpa o comentário ENORME

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da reflexão, e eu concordo plenamente, as palavras têm poder, tanto para os outros, quanto para nós mesmos. O que falamos se torna real... pode mudar, influenciar a vida de alguém, e nossas próprias vidas :) mandou mesmo muito bem, foi um excelente texto e valeu cada minuto investido da minha leitura, parabéns!
    Eu te indiquei a um prêmio muito legal, lá no meu blog, e eu espero que você goste!
    Beijos,

    Blog Senhorita Deise

    ResponderExcluir
  10. Que amorzinho esse vídeo, socorro. Coisa mais fofa esse gurizinho!
    Bê do céu, que post mara!!! As palavras tem muito poder mesmo, sendo elas pro bem ou pro mal. O mundo precisa de mais elogios, mais amor. E faz posts desse estilo sim, eu vou amar! <3

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  11. Seu post me lembrou um vídeo que assisti ontem, onde a garota dizia para as pessoas que estava registrando coisas bonitas da vida, e que a pessoa era linda. Realmente, elogios, palavras gentis... podem mudar o dia de alguém. Eu tento sempre praticar a minha empatia, pois sei muito bem o que um olhar torto pode fazer para alguém... imagina uma palavra grosseira!

    Enfim, o post está lindo, e esse vídeo é muito fofinho *-* eu amei!

    ResponderExcluir
  12. Eu confesso que o vídeo me irritou um pouquinho porque eu não gosto de crianças de jeito nenhum, mas a experiência realmente comprovou que as palavras têm poder e muito! Eu também sou impulsiva e sempre acabo falando tudo o que sinto no momento, sem pensar muito no depois. É difícil mudar, né? Mas estou tentando. Estou elogiando mais as pessoas também e isso me tem feito bem. Adorei o post e quero muito ler o próximo sobre o assunto.

    Beijo,
    http://todaprogramada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu acredito muito que as palavras podem estragar ou fazer o dia das pessoas mais felizes, então sempre tento me preocupar em pensar nas coisas que eu vou dizer e de que melhor forma dizer. Grande reflexão e eu tbm tenho tentado incorporar elogios no meu dia a dia.

    Ótimo texto, beijos.
    pinguimtagarela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que post legal e que menino fofo, mds! ^^ hahaha vou já me inscrever no canal dele :P O vídeo deu um toque especial no seu post, parabéns! :D

    ResponderExcluir