Resenha | Eu, Você e a Garota que Vai Morrer

10.7.17

 Há uns tempos atrás eu postei aqui um Book Haul, no qual mostrei alguns livros que troquei e comprei em um sebo. Entre eles está Eu, Você e a Garota que Vai Morrer. Estava tão empolgada para ler esse livro, primeiro por causa do título que eu achei um pouco indelicado mas é um nome tão forte que chama a atenção. Em segundo lugar porque a capa é lindíssima. Porém, eu, que sempre tento manter expectativas baixas, devia saber o que acontece quando elas estão altas...

Sinopse: Eu, Você e a Garota que Vai Morrer é uma mistura entre drama e humor e um retrato preciso da adolescência em face do amadurecimento. Na trama, Greg tem apenas um amigo, Earl, com quem passa o tempo jogando videogame e (re)criando versões bastante pessoais de clássicos do cinema, até a sua mãe decidir que ele deve se aproximar de Rachel, colega de turma que sofre de leucemia. Contrariando todas as expectativas os três se tornam amigos e vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias, narradas com incrível talento e sensibilidade.

Autor: Jesse Andrews | Editora: Fábrica231 | Páginas: 288 | Gênero: Young Adult, Drama, Humor



 Por ser um livro que trata sobre câncer eu imaginava que seguiria a linha de A Culpa é das Estrelas ou ainda Zac & Mia (que também vai ter resenha aqui) mas não foi bem o que aconteceu. De certo modo eu fui avisada, já que o livro é escrito em primeira pessoa e tem muito aquele tom de diário em que a primeira página começa com ''Pare de ler esse Livro''. Não que essa seja a primeira página do livro mas o Greg nos avisa no começo que a gente não deve esperar um romance, nem alguma história linda sobre câncer e superação. 

 Beleza, eu não encontraria exatamente aquilo que estava procurando mas continuei com a leitura. Mas então o que encontrei? A história de um garoto que faz de tudo para não se enturmar na escola, não querendo criar laços com algum grupo e por isso possuí apenas uma amigo, Earl, com o qual mantém uma amizade baseada na produção de filmes. Por insistência de sua mãe esse garoto começa a se reaproximar de uma forma desastrada de Rachel, ex-meio-que-namorada, que está com leucemia.  

 O ponto positivo que eu vi no livro é que de certa forma, em alguns quesitos, ele é muito real. Seria exatamente a atitude que minha mãe tomaria se a situação fosse comigo. E a aproximação seria tão desconfortável quanto. Afinal, como tu começa uma amizade com alguém com quem não fala há muito tempo apenas porque essa pessoa está com câncer e sua mãe pediu?
 Outro ponto bacana é algo que foi o completo oposto das minhas expectativas. Já contei aqui que esperava um romance, certo? Apenas porque é um livro com uma garota e um garoto. Isso resulta em uma paixão de cinema em 99,9% dos livros. Mas na vida real não é assim, felizmente. Eu tenho vários amigos homens pelos quais nunca tive qualquer interesse e isso é super normal e bacana. Não sei porque em livros espero que seja diferente.


 Entretanto, apesar da história ter esses pontinhos positivos eu não consegui gostar dela. Em primeiro lugar porque o Greg é sempre descrito como um cara muito engraçado que faz todos rirem porém eu achei super maçantes todas as partes em que ele estava contando alguma piada. Não é o tipo de humor que eu gosto, prefiro aquela coisa espontânea que você percebe que a pessoa é naturalmente engraçada.  
 Em segundo lugar pela construção do personagem Earl. Acho que ficou meio confuso porque eu não conseguia enxergar o personagem como ele foi apresentado e tendo aquelas atitudes bacanas no final, pareciam duas pessoas diferentes. Sem contar os diálogos super desconfortáveis que o Earl tem com o Greg ao longo do livro, suponho que a intenção era ser engraçado mas em vários momentos aquilo fica mega forçado e nojento.

 Agora, enquanto estava coletando as informações básicas do livro para o post eu descobri que o livro já tem uma adaptação. Não fazia ideia disso mas já pretendo assistir e ver como fica Eu, Você e a Garota que Vai Morrer em formato de filme. Pelo trailer acho que vou gostar bastante:


 Deixando claro que essa é minha opinião e assisti à algumas resenhas positivas do livro. O interessante é sempre tirar suas próprias conclusões :) 
 Pretende ler o livro? O que achou da resenha? Me conta nos comentários, quero sempre melhorar <3

Você poderá gostar de

31 comentários

  1. Não conhecia nem nunca tinha ouvido falar, achei a ideia interessante por ser uma coisa mais realista, mas acho que não ia gostar pelo fato das partes maçantes que você citou, talvez eu assista o filme antes (alô, férias) e se gostar procure o livro.
    Adorei a resenha, muito bem escrita! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ele é realista em algumas partes mas eu não curti muito.
      Assiste sim, eu vi o trailer e acho que vou gostar. De vez em quando acontece isso comigo, de curtir mais o filme que o livro original, hahah
      Fico super feliz que tenha gostado Sophia, beijo!

      Excluir
  2. Nossa, gostei muito da resenha. Gosto quando os leitores quando vão resenhar algum livro colocam a sua visão a respeito e não só informações técnicas. Eu particularmente não gosto de livros com essa temática mas, por parecer descrever bem a realidade, sinto que deve ser até interessante. Talvez seja um livro que eu possa ler mais pra frente.

    Parabéns pela resenha ! :)

    O Mundo de Eulália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado Luísa <3 Siiiim, eu também gosto. Acho muito ruim quando entro em uma resenha esperando ver o que aquela pessoa achou mas ela só fala das partes técnicas :(
      Beijo!

      Excluir
  3. Eu nunca tinha ouvido falar no livro e o título me atraiu bastante, porém pela forma que tu contou, acredito que eu também não iria curtir muito... acho tão triste quando a gente fica com as expectativas lá em cima, vai ler e não é tudo aquilo, né? Acho que ainda sou aquela que gosta dos romances clichês, hahahhahah. Sempre digo que não gosto de finais previsíveis, mas confesso que amo os casais fofos.

    Eu gostei bastante da tua resenha, explicou super bem os pontos importantes sobre o livro! =)

    Beijos.

    Letras na Gaveta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, é muito chato mas eu continuo fazendo isso, que coisa, hahah
      Eu gosto de um romancezinho mas quando tem um toque diferente também adoroooo.
      Fico muito feliz que tenha gostado Mariana, obrigada por deixar tua opinião <3
      Beijo!

      Excluir
  4. Eu tenho muita preguiça de ler, na verdade não curto :/
    Mas que bom saber que tem o filme, já quero assistir hehe, aliás já abri o trailer aqui pra ver!
    Adoro essa mistura de drama e humor *-*

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que coisa :(
      Espero que goste do filme, também gosto muito da mistura <3
      Beijo!

      Excluir
  5. Eu quero muito ler esse livro. Vi críticas bem positivas sobre e foi muito bom ver outro ponto de vista sobre a história, pra não ir tão cheia de esperanças e acabar me decepcionando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste <3
      Verdade,acho que isso de certa forma ajuda bastante.
      Beijo!

      Excluir
  6. Eu vou parecer estranha por dizer isso, mas acho o título desse livro muito simpático, haha. Sério, me soa como uma com´pedia. Mas, vendo o trailer do livro, não consigo pensar em nada que não um romance, mesmo você tendo dito que não é romance. Eu gostaria muito de lê-lo antes de ver o filme, pois não aparenta ser aquela coisa melancólica de A Culpa é das Estrelas (sorry, é que não goste desse livro).

    Adorei a resenha, moça <3 você escreve muito bem *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Bom ter outro pontos de vista, hahah Eu achei um pouco estranho, porque não tem como saber se uma pessoa com câncer vai morrer ou não, meio que o título já tira as esperanças dela...
      Siiiim, pelo trailer parece muito um romance mas no livro não tem nada entre ele a Rachel, a não ser no passado.
      Aah, muito obrigada Lu <3
      Beijo!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha Felipe, espero que goste mais do livro do que eu gostei ;)
      Abraço!

      Excluir
  8. Esse livro é um total desconhecido para mim. Nunca tinha ouvido falar dele, nem visto em nenhuma livraria. Parece ser bom, todavia, estou evitando livros que vão me fazer chorar e só o fato e garota ter leucemia já me faz querer chorar. Sou muito chorona - kkk -

    Beijos!
    www.memorizeis.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou super chorona, hahah, mas o livro tem a intenção de ser engraçado então não têm partes tristes. Além de algumas óbvias mas eu que sou chorona não chorei então acho que está liberado, hahah
      Beijo!

      Excluir
  9. Eu também não conhecia o livro mas história parece ser bem bonita....gostei muito do título, chama super a atenção!!

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chama a atenção, né? O conjunto de título + capa foi o que me fez querer ler :)
      Beijo!

      Excluir
  10. Tive e tenho vontade de ler esse livro pelos mesmos motivos que tu, título chamativo, capa bonita e curiosidade. Mas essa é pelo menos a terceira resenha que leio dele e nenhuma delas foi positiva. Levo muito a sério a opinião dos resenhistas, até porque eu mesma faço isso, e vendo tuas considerações sobre a história, bem completa por sinal, eu soube que não é o meu tipo de livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu até vi um vídeo que resenhava ele positivamente mas achei realmente um livro bem fraquinho :(
      Beijo!

      Excluir
  11. Nunca tinha ouvido falar deste livro! Pelo jeito que você falou do humor de Greg, acho que eu também não iria gostar muito do livro e iria achar um pouco forçado. Mas eu super daria chance ao filme. Gostei do trailer!

    ResponderExcluir
  12. Com a sua resenha eu não tive vontade de ler o livro kkkkk, livro maçante é o fim. Você começa e parece que nunca termina. Já pelo Trailer o livro parece ser bom. rsrsrs. Que difícil.
    Eu achei a história interessante, amo um bom drama e pra mim eles não precisam de uma história de amor. :)

    Me visita: www.oxentebonita.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Vi sobre o lançamento desse livro e confesso também pensei que seria algo semelhante A culpa é das estrelas por isso nem me apressei em ler. Acredito que os autores sempre trazem romances em suas histórias porque querendo ou não os leitores gostam e esperam por isso. Não consigo imaginar A culpa é das estrelas fazendo sucesso se eles não tivessem se apaixonado... entende? Gostei da resenha. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  14. Oi Betânia! NOSSAAAA eu tenho muita vontade de ler esse livro, meu deus, já li tantas sinopses! Agora o trailer nunca tinha visto, deu vontade de ver o filme agora!Agora que eu sei que é com a Olivia Cooke, socorro kkkkk

    Peixinhos na bochecha!
    Talo de Maçã
    Canal Vezes2

    ResponderExcluir
  15. Eu já tinha o visto o trailer e me interessei bastante e nem sabia que tem o livro. Mas, como uma boa leitora, vou procurar ler o livro antes de ver o filme (se eu ver o filme primeiro não consigo ler o livro).

    ResponderExcluir
  16. O titulo me chamou super a atenção, gostei da sua resenha e da premissa do livro, um livro que eu super leria.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Quando li o título e comecei a ler a resenha, eu tinha interpretado de outra forma. Ao ver do que se tratava e que a garota ia, de fato, morrer, fiquei impactado. Ainda mais com a história. Socorro?
    Mas confesso que fiquei bem curioso. Ainda mais depois do trailer... Gosto de descobrir livros assim e o que achei mais bacana é que a sua foi uma resenha bem sincera. Isso é importante.

    =)

    Baú de Canto

    ResponderExcluir
  18. Não tínhamos ouvido falar desse livro, pela resenha achamos bem interessante o livro por ele ser bem realista e pela temática, ainda não lemos nenhum livro com essa temática apesar de termos "A culpa é das estrelas". Gostamos bastante do trailer do filme!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. ooi! Não conhecia esse livro (mas meu lado louco por capas se encantou)
    Você deu muitas informações sobre o livro mas noa deu spoiler, isso é otimo e melhor ainda é que você não gostou, e explicou o porque de não ter gostado, pra mim foi otimo mesmo isso!
    Gostei de ter o trailer do filme também, ficou legal! Vou procurar mais sobre esse livro pra saber se dou uma chance ou não...
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  20. Achei o livro interessante por causa de duas coisas: Primeiro por não ser um romance clichê e segundo por ser bem realista, acho que é bem raro encontrar um livro que trate as coisas como elas são de fato sem fantasiar algo. Deve ser uma boa leitura

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi .Tudo bem?
    Acredita que até agora não li resenha alguma postiva desse livro.
    Na verdade a sua é a mais positiva que li.
    Também não sabia que tinha filmes.Gostei de saber

    Beijos

    ResponderExcluir