Tudo que você precisa saber para comprar em brechós

3.9.17

Foto de Benjamin Voros

 Eu comentei aqui no post Minhas 5 Vidas Imaginárias que um sonho meu seria ter um brechó pois de tempos pra cá eu me interessei cada vez mais por esse assunto. Acho que as minhas peças favoritas do guarda-roupa são de brechós. Isso porque normalmente as peças que trago para casa são aquelas que dão um toque bem diferente no look, deixando minha personalidade expressa e são roupas que eu não verei alguém usando a mesma.
 Comprar em brechó é só amor mas tem algumas coisinhas básicas que facilitaria muito a sua vida se você soubesse antes de se arriscar nesse mundo de roupa linda <3

 A peça perfeita pode precisar de alguns ajustes

 Ás vezes você vai encontrar uma jaqueta que não tem as mangas tão bacanas mas daria um colete incrível. Ou, o que acontece com frequência comigo, achar uma saia linda mas de alguns números maiores. Entenda que brechós trabalham com roupas únicas e que muitas vezes são bem antigas, então se você quer aquela peça, esteja disposta a fazer alguns ajustes.

Colete jeans comprado em brechó
Colete comprado em uma loja de itens usados na Inglaterra

As peças que você quer não vão estar te esperando em um manequim 

 Alguns brechós possuem funcionários que entendem muito bem de tendências e até conseguem montar vitrines que chamem a atenção mas muitos daqueles que são mantidos por senhorinhas podem não te atrair logo de cara. Mas posso afirmar que tem muita chance de você achar peças maravilhosas. O que precisa é: paciência. Você vai precisar revirar as mesas e estantes e lá no fundinho, pode estar o seu tesouro.

Não vá procurando por algo muito específico como uma blusa branca, gola V, com estampa floral

 Os brechós vendem roupas assim como as suas fast fashion preferidas, mas não funcionam da mesma forma. Eu tenho certeza que se for agora mesmo na Renner consigo encontrar uma calça jeans de cintura alta com alguns rasgos que deixam ela estilosa. Porém, como eu já disse, brechós trabalham com peças únicas e nada garante que você encontre exatamente o que está procurando. Por isso, eu sempre vou de mente aberta mesmo, não buscando algo em especial.

Jaqueta jeans comprada em brechó
 Jaqueta comprada no brechó da minha igreja por 3 reais

 Saiba visualizar a peça fora do contexto em que ela está

 É fácil passar por uma camiseta e achar que ela não tem algum potencial quando ela está no meio de camisas de partidos e blusas manchadas mas ás vezes é interessante levantá-la um pouco para imaginar como ela seria com um short ou saia, e com aqueles seus acessórios preferidos. Até porque você pode ter uma ideia totalmente nova de como utilizá-la que nem passou pela cabeça de quem organizou o local.

 Aproveite a busca, converse com as vendedoras, conheça a história dos produtos 

 Não adianta muito separar meia horinha para conhecer brechós e esperar voltar com achados incríveis. Requer tempo. Normalmente eu e minha família separamos uma tarde ou umas três horas. E além de separar tempo, converse com quem atende nesses lugares, eles podem te dar informações importantes sobre as  histórias das peças, sobre os dias em que chegam novidades e pode é sempre bom bater um papo com eles.

Saia xadrez comprada em brechó


 Saia comprada no brechó da minha igreja por 1 pilinha

Você pode sair com 5 peças incríveis ou 1 que precise de uns ajustes, isso é imprevisível

 Essa é a mais pura verdade. Pode ser um brechó maravilhoso, que você escuta todo mundo falando super bem e rolar de no dia que você for não encontrar nada que te agrade. E também pode ser aquele brechózinho que ninguém dá nada por ele e você amar as roupas de lá. É bem relativo. Mas relaxa, que normalmente tem coisinha boa <3 

 O que você pensa sobre comprar em brechós? Gosta? Pretende começar a comprarem breve? Deixa um comentário com tua opinião, eu vou adorar responder :)

Você poderá gostar de

21 comentários

  1. Menina, eu to pensando em começar logo a comprar em brechós principalmente pelo atrativo financeiro. To precisando com urgência pôr mais algumas peças no meu guarda-roupa, mas o salário baixo, junto com os boletos altos não tem me encorajado muito a procurar nada em loja não, viu?

    Já ouvi vááários comentários positivos sobre vários brechós por aqui e sempre fico me prometendo ir de alma aberta conhecer alguns deles, mas bate a preguiça e acabo sempre procrastinando e deixando pra um outro dia. Mas vai por mim: todas essas dicas me ajudaram muito. Principalmente a de saber sobre os ajustes e tal. Vou tentar me aventurar nessa ainda esse ano. Prometido!

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, te entendo. Eu estou numa fase em que estou mudando de estilo, as minhas roupas antigas parecem que não dizem mais quem eu sou mas é difícil fazer isso sem dinheiro :/

      Tenta tirar um dia e chamar uma amiga, espero muito que tu goste da experiência :)

      Aaaah, ficou muito feliz de saber que as dicas te ajudaram Selma <3
      Beijo!

      Excluir
  2. Oii Betania!! Muito legal dar "continuidade" do post sobre as vidas imaginárias realmente tentando seguir pelo que te chama atenção. Eu nunca sei procurar os "achadinhos", tanto em brecho quanto em lojas.. eu sempre fico perdida. Gostei das suas dicas. Quando eu vejo você recomendando pra conversar com as vendedoras e tentar entender a história por trás da peça eu vejo o quanto você gosta de brechó e tem carinho por isso. Parabéns pelo post e por colocar na prática uma das tuas vidas imaginárias. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca, fico feliz que tenha gostado :D
      Em lojas eu fico meio perdida, nunca sei o que vale a pena ou não, hahah Mas em brechós eu me acho melhor...
      Aaaah que comentário mais lindo, obrigadaa <3
      Beijo!

      Excluir
  3. Brechó é amor! Eu tenho um brechó virtual que se chama "BinaSoul" e posso afirmar que é muito bacana garimpar peças, higienizar, reformar e dar novos significados para elas. É muito trabalhoso, mas gratificante.
    Um conselho que posso te dar com toda certeza é, TENHA UM BRECHÓ!! Muda a nossa forma de ver as peças, de vestir e de pensar "moda".
    Suas dicas são essenciais, principalmente a de separar tempo e procurar em lugares jamais inimagináveis hahaha.
    A minha dica é: Vá livre de qualquer preconceito e ideias sobre roupas usadas pois essa simples atitude gera várias reações.
    1- Ajuda o mercado/economia local.
    2- Valoriza o trabalho de pequenos empreendedores.
    3- Contribui para o consumo consciente.
    4- Não alimenta uma das indústrias que mais poluem.
    Entre várias outras coisas.
    Post maravilhoso, quero mais!! Super apoio você ter um brechó ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, deve ser incrível mesmo fazer isso. Vou correndo conhecer seu brechó :)
      Adorei a sua dica, é muito importante mesmo!
      Eu quero colocar esses ''motivos'' em um outro post mais voltado para 'Porque comprar em brechó'', mas são incríveis mesmo :)
      Aaaah, muito obrigada por todo carinho e pelo comentário lindo Gi, beijo!

      Excluir
  4. Eu acho muito bacana comprar em brechós. Como você disse, eles tem peças únicas. Já encontrei algumas coisas bem bacanas. Tem um tricô que troquei por umas peças, cru, lindo. Ele é largo pra mim, mas a verdade é que eu amo peças de frio mais largas, então é perfeito. Nunca fui em São Paulo, capital, pra garimpar brechós, mas tenho muita vontade.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga, que aliás lembra muito você quanto a estilo e personalidade, começou a comprar em brechós e acabou me incentivando também, só não comprei ainda porque a única que conheço é online e eu nunca tinha dinheiro quando a peça estava disponível e onde moro, ainda não achei nenhum brechó mas eu gosto muito da ideia, da iniciativa sabe, você realmente vai ter uma peça única e que provavelmente vai conseguir mostrar quem você através dessa peça.
    Agenda Aleatória

    ResponderExcluir
  6. Eu to com vontade de comprar em Brechó faz tempo, mas to em fase de busca ainda. Sempre acabo encontrando brechós extremamente caros, com valor que a peça é quase uma nova da Zara ou pior. Achei um que tinha até coisa da Dolce Cabana e eu tava na busca de blusinhas de 5 pila.
    Tu podia falar também de preços que são aceitáveis ou não em brechós =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tem esses brechós mais de elite mesmo, com roupas de marca e que custam caro. Eu acho que o preço normal de brechós varia entre 20 - 30 uma peça mas os meus preferidos são aqueles bem baratex mesmo, hahah Conheço só o da minha igreja assim mas tipo, lá cada peça normal é de 1 - 2 reais. Só casacos e peças de couro ou algo do tipo são uns 5 - 10 reais. Adorooooo!
      Obrigada pela sugestão, pretendo fazer mais posts sobre brechó ;)

      Excluir
  7. AMEI UM TANTO!!!!
    Nossa eu sou doida pra comprar umas peças lindas em brechós. Vejo caso de gente comprando cada coisa lindíssima e baratinha em brechó que eu quase choro! E o melhor pra mim foi ler você falando que não dá pra chegar num brechó esperando achar alguma coisa específica. Tem que chegar lá e procurar. ♥

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não tive a experiência de ir a um brechó assim com coisas bacanas, mas adorei as dicas. Vou dedicar um tempinho pra ir em um por aí dia desses. ♡ xoxo, Blog B de Bia

    ResponderExcluir
  9. amei demais suas dicas! confesso que tenho um pouco de preguiça de garimpar em brechos, mas sei que dá sim pra fazer achados maravilhosos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas!
    O legal dos brechós é que lá da para encontrar muita coisa legal que não se encontra em qualquer loja. Preciso tomar vergonha na cara e deixar a preguiça de lado para dar uma volta pelos brechós aqui da minha cidade.

    ResponderExcluir
  11. Olá Bê! Vim parar no seu blog através de um post no blog Memorialices! (sou dessas que AMA conhecer blogs novos, haha)

    Olha, achei que fosse a única em busca do sonho do brechó próprio! Se antigamente eu tinha certo "receio" por esse mercado, hoje em dia penso muito diferente. Eu sempre doei muito minhas coisas que estavam paradas, desejando que elas servissem bem ao seu próximo novo dono, mas nunca comprei nada para receber a energia de volta.

    Ultimamente eu tenho pesquisado bastante sobre o assunto e ver esse post encheu meu coraçãozinho de amor ♥ Parabéns pelo blog lindo e inspirador!

    Beijos de luz

    https://emyteranishi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu acho super legal, mas aqui perto de casa não tem nenhum :/ Adorei as peças ♥ Beijo!


    https://alicesantanagarcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Fui no brechó que teve na minha universidade junto com as minhas amigas e elas encontraram peças lindas, já eu não consegui captar a essência de nenhuma delas. Acho que preciso ter a mente mais aberta hahaha

    www.verifiqueapagina.com.br

    ResponderExcluir
  14. O legal de comprar em brechó (além da economia) é o consumo consciente, mas por aqui em poa tem uns brechós que cobram o mesmo preço que foi da loja praticamente, as vezes se é uma peça com marca e qualidade bem grande (dando uma de sophia de girlboss kkk) até que vale, mas seilá. Faz um tempo que não frequento os brechós, mas é mais por falta de tempo e uma pitada de preguiça. O legal é entrar em um brechó com a cabeça aberta, pq assim fazemos mas melhores escolhas e encontramos uns achados incríveis (comprei uma vez um coturno lindo da doc martens por míseros 8 pila).

    ResponderExcluir
  15. Eu sou 100% adepta de brechós, coloquei como meta de vida passar a consumir apenas peças de brechó, algumas coisas ainda são difíceis como calças e calçados, mas o restante das roupas consegui facilmente substituir por peças de 2ª mão e o que é mais engraçado é que eu só consigo me sentir atraída por peças de brechó depois disso, sempre vou em lojas e raramente sinto vontade de comprar algo. Amei seu post e tenho ficado muito feliz em saber que brechós cada vez mais tem ganhado um espaço no coração das pessoas.
    Moda consciente sempre <3

    ResponderExcluir
  16. Sou apaixonada por brechós..Pena que aqui onde moro não tem muitas opções.

    ResponderExcluir