Desafio: Um Ano sem Fast Fashion

22.10.17

Desafio: Um ano sem Fast Fashion

 Pois é. Isso mesmo que você leu. Eu ainda não sei como isso vai acontecer mas vai! Então, acho que eu não falo muito aqui no blog sobre o assunto sustentabilidade mas quem me conhece bem sabe que isso é algo muito importante para mim. Sempre foi, mas de uns tempos pra cá a sementinha da inquietação foi se instalando cada vez mais aqui dentro. Até que eu decidi propor um desafio para mim mesma, do qual já vou explicar um pouquinho melhor, que é não comprar em nenhuma fast fashion por 365 dias. 
 Mas Betânia, o que é Fast Fashion? Fast Fashion, segundo meu amigo Google, significa um padrão de produção e consumo no qual os produtos são fabricados, consumidos e descartados de maneira muito rápida. Em exemplos práticos são todas as lojas que eu costumo comprar: Renner, C&A, Marisa, Riachuelo, Forever XXI... 

PS: Tem algumas roupas que estão para chegar aqui e foram pedidas antes desse desafio!

 Agora vamos ao desafio em si: 
Porque ficar um ano sem fast fashion
 A indústria da moda é a segunda que mais polui atualmente, e a segunda mais consumidora e poluente de água. E ainda tem o desperdício enorme que essa indústria gera, em São Paulo, só na região do Bom Retiro (bairro onde tem muitas confecções) são descartadas 12 toneladas de resíduos por dia. 12 TONELADAS POR DIA. Cara, eu não me conformo com isso.

 Sem contar na parte humana, já que as fast fashions que a gente tanto ama já foram acusadas várias e várias vezes por trabalho escravo. Um documentário ótimo sobre isso é The True Cost, que eu já falei aqui no blog. Ele mostra dados sobre a escala de produção inteira. Vocês sabiam que a cada trinta minutos um fazendeiro de algodão se suicida na Índia? Porque a pressão da moda por preços cada vez mais baixos deixa famílias sem ter como viver. Ou que existem pessoas sobrevivendo com 2 dólares por dia? Costureiras que trabalham em péssimas condições em lugares como Bangladesh e têm seus produtos consumidos mundialmente.

Como ficar um ano sem Fast Fashion
 A ideia é não comprar em lojas que não tenham uma consciência sustentável por um aninho. Na prática eu ainda não sei como compraria algumas coisitas, já que estou me metendo de cabeça nesse desafio mas não saberia onde encontrar algumas coisas por um preço bacana. 

 O que estará liberado?
- Brechós: O que é ótimo pois são roupas lindas por um preço mais em conta. Lembrando que se eu achar uma roupa da Renner em um brechó posso comprar, já que o dinheiro vai para o brechó. 
- Lojas preocupadas com consumo consciente: Aquelas lojas que produzem suas próprias roupas, que se preocupam com o desperdício. Ta liberado comprar! 
- Fazer roupas na costureira: Eu sempre tenho umas ideias legais para roupas, então acho que seria uma boa começar a comprar os tecidos e mandar fazer na costureira. 


Mas Betânia, você não têm medo de não conseguir? Na verdade não. Já tiveram algumas pessoas bem legais que falaram que eu não vou conseguir mas sendo sincera, se eu deixar de fazer todas as coisas na minha vida que tenham a possibilidade de eu não conseguir, eu não faria nada. 

 E aí, o que achou do desafio? Acha que eu consigo? Deixa um comentário com tua opinião, eu vou adorar <3 

Você poderá gostar de

11 comentários

  1. Isso é tão legal! Parabéns pela a sua iniciativa, estou super orgulhosa de ti, mesmo não te conhecendo. Uma dica para as tendências que provavelmente vc vai querer: procure por lojas online que façam sob encomenda, pq aí não tem esse descarte desnecessário, da pra achar em grupos do facebook, uma que eu gosto muito é a El gato store. Realmente acho que é possível isso esse desafio é já tô me coçando pra fazer tmbm!

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse desafio, Bê! Amei e já tô pensando em fazer.
    Fiquei sabendo isso do trabalho escravo também e nós precisamos saber de onde vem as nossas roupas (não só as roupas, as comidas, etc). Triste em saber que de alguma forma, a gente contribui com algo assim. Eu tô doida pra ir num brechó um dia e comprar várias coisinhas! E esse documentário tá na lista faz tempo, hahaha. Tô torcendo por ti aqui! <3

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  3. Isso é mara! Eu estou fazendo isso. Vai fazer um ano que não compro nada de roupas, só ganhei algumas blusas, mas comprar, não comprei nada. E acho esse desafio ótimo e que todos deveriam fazer!!
    bjos

    http://www.rotinaagridoce.com/
    Michele

    ResponderExcluir
  4. gente que desafio! mas sua ideia é ótima e espero que consiga consumo dessa forma é muito boa porque faz a gente valorizar mais algo, cuidar, pensar outras formas de viver
    eu compro roupas mais pela internet e lojas assim eu vou a cada 2 meses haha
    beijos

    https://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Betânia menina!!! SUPER PARABÉNS pela iniciativa e principalmente por sempre procurar evoluir. Esse desafio é lindo e realmente precisamos consumir de uma forma mais consciente. Não liga pra quem fala que você não vai conseguir.. pensa que você acredita que vai e isso é o que importa. Eu vou tá torcendo pra que dê certo, porque realmente esse consumo tem consequência. Muito legal de verdade a sua atitude. Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Eita, que desafio! Parabéns pela iniciativa! Teu Blog é lindo, amei m-u-i-t-o!
    Sucesso, viu? Beijo, beijo!

    @blogpoderosaderosa
    * tem post novo lá no Poderosa de Rosa.
    www.poderosaderosa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu indiretamente acabo madeirando mais nas compras de novas roupas e até essas de lojas mais baratas duram bastante comigo por motivos de: não saio mto de casa! aahuhauha
    Ando me policiando para não ficar comprando coisas desnecessárias, só compro o que realmente vou usar (que é geralmente oq eu bato o olho e gosto). Por isso nem perco tempo comprando sapatos de salto, etc.
    Boa sorte no desafio!!

    bjus!

    ResponderExcluir
  8. Que desafio maravilhosa! Também estou super nessa vibe de sustentabilidade, por conta dessas noticias de trabalho escravo e do documentário, que inclusive indico a todos, é muito bom, né? Sempre amei customizar, então pretendo fazer um curso de costureira para poder fazer minhas próprias roupas.
    Sinceramente, fico mega feliz com seu projeto e espero que tu consiga! Pois, eu particularmente, acho que não conseguiria. Estou há alguns meses sem comprar roupas em lojas, somente em brechós, mas ficar 1 ano sem comprar em uma fast fashion acho que seria mega complicado.

    Prazer, Jéssica

    ResponderExcluir
  9. AMEI essa ideia, eu ando consumindo cada vez menos, principalmente roupas, que ja tenho TANTAS e tentando consumir td de forma mais consciente

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  10. Nossa, não sabia sobre a poluição causada pelas fast fashion! Já o trabalho escravo é uma triste verdade :( É uma pena que toda coisa boa tenha algo ruim por trás... Então parabéns pela iniciativa, arrasou! Espero que consiga manter o desafio e atingir o seu objetivo. To na torcida!!! <3

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
  11. Que desafio bacana! :) Parabéns pela iniciativa,boa sorte ♥

    ResponderExcluir