Não se desculpe por parar de seguir quem não te faz bem

15.1.19



   O Instagram é a minha rede social preferida e parou de me fazer bem já faz algum tempo. Eu pensei muito em como começar esse texto mas ta aí a síntese de tudo, essa primeira frase resume o que eu sinto. 

   O Insta é uma rede social incrível, eu acho muito interessante a ideia de compartilhar tudo por imagens, e o perfil de cada pessoa parece refletir tanto sobre ela, né? Mas aí surge um problema. Postamos apenas as fotos que mostram o nosso melhor. Fotos tiradas em momentos divertidos e em que estamos bem arrumados. E o perfil de cada pessoa já não é um reflexo da vida dela, e sim uma montagem muito bem pensada sobre os momentos editados que ela quer que as pessoas vejam. 

   E no fim a gente acaba sendo atraído por essas histórias bem contadas nos feeds. Eu nunca quis viajar de forma cara, sou mais a garota que topa ficar em hostel e fazer os passeios gratuitos de cada lugar mas lá estava eu, seguindo pessoas que viajam para vinte destinos em um ano, se hospedam nos melhores resorts cinco estrelas e dão voltinhas em iates. Eu sou a guria do brechó raiz, aquele em que você tem que revirar uma mesa inteira cheia de camisetas do posto Ipiranga para encontrar um peça bacana, mas estava seguindo gente que fazia stories de comprinhas de marcas como Louis Vuitton e Chanel. 


   Quero deixar claro que não não tenho algo contra quem se enquadra nessas descrições, nem acho que devem deixar de postar aquilo que gostam de postar. Quero apenas dizer que essas pessoas não têm nadinha a ver comigo e eu as seguia apenas para acompanhar essa vida de luxo que eu achava demais mas que se for parar para analisar, eu nem sei se algum dia quero pra mim. 

  E aí chegamos ao ponto principal: ao perceber isso, não tem problema nenhum deixar de seguir essas pessoas. Por um tempo eu me sentia idiota por pensar em parar de seguir alguém por essa pessoa me fazer sentir mal. Eu tentava ignorar que isso é uma coisa real. Mas é real, e não só pra mim como para muita gente! As manchetes no início do post são de uma pesquisa que aponta que ficar exposto à "vidas perfeitas'' no instagram pode causar doenças como ansiedade e depressão.

   Então eu fiz a tarefa de abrir meu instagram, conferir a lista de quem eu estava seguindo e me perguntar para cada perfil que eu entrava: "Porque eu estou seguindo essa pessoa?" E deixei de seguir todos os perfis que recebiam uma resposta como: porque ela é bonita, porque ele é famoso ou, simplesmente não sei. Foi um processo bem demorado mas da primeira vez que fiz eu deixei de seguir 70 perfis e da segunda vez foram 72.


   Agora eu ainda sigo pessoas que viajam o mundo inteiro mas essas pessoas dão dicas de como conseguir a hospedagem mais barata e como aproveitar o lugar como uma pessoa local. Eu ainda sigo pessoas que fazem stories de comprinhas mas em lojas que eu acho interessantes, muitas vezes brechós ou marcas de consumo consciente. Não é sobre deixar de seguir alguém por ter "inveja" dessa pessoa, é sobre entender o que faz sentido pra ti!

   O que você pensa sobre isso? Está tudo bem pensar diferente também. Caso queira deixar um comentário para conversarmos sobre isso, eu vou adorar :)

Você poderá gostar de

13 comentários

  1. sei exatamente o sentimento.. uma vez o insta me fez TÃO MAL que eu simplesmente deletei a conta... depois de um tempo eu voltei, mas com mais tranquilidade e bloqueei algumas pessoas q nao me fez bem seguir..

    bjs
    www.blogmodelando.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom :) Betânia ♥ nesse vibe que devemos ter de filtro. Acredita que sou mais assim no face? pela questão de ver muitos em relacionamento sério e trocando de emprego. Deixo aqui trabalo meu e de uma amiga. Obrigada http://www.vitoriamartini.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu já fiz isso uma vez e confesso que foi um tantinho difícil desapegar e fiz pelo mesmo motivo, não me fazia bem seguir algumas pessoas. Fiz isso no facebook também e fez uma diferença enorme viu.

    https://agendaleatoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Algumas pessoas não nos fazem bem, seja na vida real ou virtual elas querem nos atingir... Então, sempre que me faz mal eu deleto elas da rede social ou corta da minha roda de amigos...

    ResponderExcluir
  5. Nossa esse texto resume muito a fase que estou depressiva e as redes sociais não ajudam em nada pois você começa a se cobrar de uma forma insana por isso agora me limito só a acessar a conta do blog por ser profissional.

    ResponderExcluir
  6. Achei que era só eu!
    Teve um momento em que eu parei de seguir certas pessoas que me traziam a mesma sensação. Fiquei me perguntando se fazer isso era certo. Mas essa frase me fez todo sentido: "Não é sobre deixar de seguir alguém por ter "inveja" dessa pessoa, é sobre entender o que faz sentido pra ti!".
    Obrigadaa pelo seu post, estava precisando. ❤

    ResponderExcluir
  7. Eu já pensei em fazer, mas nunca fiz realmente. A verdade é que isso afeta mesmo a gente, de alguma forma mais intensa ou talvez menos malicosa. Eu sei qua há muito mal em se comparar, ou querer criar uma vida e uma aparência que não é sua. Essa ideia vendida de que você pode chegar ao mesmo nível,se por um milagre ou por "muito esforço". Há tempos eu venho filtrando as pessoas também. Ajuda a entender melhor quem estar tão perto de mim ao ponto de saber do meu dia a dia, como também para buscar pessoas que relalmente valem a pena se inspirar. Ótimo texto e reflexão!!

    ResponderExcluir
  8. Esse texto é essencial. Já fui aquela pessoa, bem lá no comecinho de 2014, quando conhecia as redes sociais, que seguia muito "digital influencer" que tinha uma vida totalmente fora da minha realidade, e que ocasionou em mim desejos que eu nunca tinha. Foi só em 2015 que fiz uma limpa e deixei só o que realmente me faz bem por lá. É verdade que queremos publicar apenas momentos bons, mas quem está do outro lado pode não ter essa noção, e isso é totalmente tóxico!
    Parabéns pelo texto, lindinha <3 muitas pessoas mais deveriam lê-lo.

    ResponderExcluir
  9. Mano, também já tive essa fase no insta, passava grande parte do meu tempo querendo/vendo coisas que minha realidade não comportava no momento e isso é realmente adoecedor. É difícil sair dessa, para de olhar para tela do cel e querer a vida daquelas pessoas, mas hoje estou melhor e como você fez, parei de seguir vários perfis que me faziam sentir mal com a minha realidade.

    ResponderExcluir
  10. Foi uma coisa que eu fiz há muito tempo: parar de seguir quem não me acrescentava ou não me identificava. Por algum tempo eu notei que via um feed vazio ou superficial, então mudei não apenas as pessoas que seguia, mas também passei a buscar coisas que gostava e que se pareciam mais com a minha realidade e hoje tenho o Instagram como minha rede social favorita por isso :D

    ResponderExcluir
  11. Eu parei de seguir inúmeros ig, principalmente de pessoas famosinhas. O Instagram é de longe minha rede social preferida também, mas eu estava adoecendo vendo corpos que nunca vou chegar a ter e vidas que eu também talvez não tenha, futilidade, consumo exagerado, pessoas falsas... Também me senti culpada durante um tempo por estar parando de seguir essas pessoas, mas foi o melhor para mim.

    ResponderExcluir
  12. Que texto!!
    Eu estava justamente conversando sobre isso com um amigo ontem.

    Existe uma linha muito tênue nisso tudo. Porque ao mesmo tempo que algumas contas te inspiram, outras te deixam com depressão. Ou talvez a mesma conta faça os dois.

    Por exemplo, eu sigo algumas blogueiras, mas eu não acompanho tudo que elas fazem por não concordar muito com esse estilo de vida que compra e recebe muita coisa, sabe? É tudo em excesso e às vezes sem próposito ou conteúdo. Isso é um outro ponto, sobre mostrar que quanto mais coisas (às vezes desnecessárias) você tem, mais feliz você é. E então como fica aquela pessoa que tá muito longe de alcançar o que a blogueira X tem? Acho que isso que causa a depressão e ansiedade, porque acaba sendo inevitável a comparação.

    Mas ao mesmo tempo eu me sinto inspirada quando vejo algo sobre a menina que foi morar sozinha e tá construindo a casa dela, ou a outra que mostra o diário da reeducação alimentar.

    E concordo contigo quando você fala sobre não se sentir culpada mesmo. Eu já deixei de seguir muitas pessoas que o único intuito era realmente projetar uma vida perfeita demais, sabe?

    Depois que fiz a limpa no meu Insta, me sinto até mais leve hahahah

    Enfim, amei o texto <3

    Beijão,
    Ella J.


    Cores & Flores Blog

    ResponderExcluir
  13. Te entendo perfeitamente, eu sempre fui meio depressiva e ansiosa, de uns tempos pra cá piorei graças ao Instagram, eu fiquei completamente obcecada em organizar feed, ganhar seguidores e likes, depois me acostumei a ver os stories das pessoas e isso me deixou bem pior, todo mundo feliz sempre viajando e curtindo a vida me fazia pensar em como minha vida era monótona e trise. Hoje, uso bem menos, demoro meses pra postar fotos e fico feliz de não ter a preocupação de antes, muita gente passa por isso, também já fiz um post sobre... Agora sei que não vale a pena querer se encaixar nos "padrões" do instagram, vale muito mais viver a vida real...
    Adorei seu post, beijos!!
    http://bel-somostaojovens.blogspot.com

    ResponderExcluir