Como decidir qual profissão seguir?

9.9.13

  ''Ta chegando a hora e eu não sei o que quero fazer da vida'' Isso passa pela minha cabeça o tempo todo. E vou confessar que ainda não estou certa do que quero. Então, porque você está fazendo esse post menina? Porque eu estou pensando ultimamente e está começando a formar umas ideias nessa cachola aqui, e eu pensei que poderia ajudar vocês. Deixando claro aqui que essas dicas podem funcionar perfeitamente bem para você como também poderá não ajudar.

-Relaxe. Isso mesmo, se desesperar não vai ajudar. Você só vai correr para a primeira opção que vier á mente. Então tenta não pensar nisso por um tempo e talvez a luz para o seu problema venha exatamente nesse tempo.

-Já relaxou? Ok, agora vamos continuar. Pense na sua vida, nas coisas que você se sente bem fazendo e aquilo que você pode ter alguma aptidão. Ás vezes a coisa não ta tão na cara assim.  Eu por exemplo que estou começando a ponderar fazer Biologia me lembro que eu sempre gostava de brincar de curar as árvores, sério. Ficava cuidando das feridas delas (o.O) e como tem uma pracinha na frente da minha casa ás vezes tinham uns cachorros perdidos, eu sempre gostava de ajudar eles. Betânia se eu gostava de fazer tal, quer dizer que eu tenho que fazer aquilo? Não isso é só pra te dar uma base, mas pode não ter nada a ver com sua decisão.

-Pesquise sobre algumas profissões que te interessam um pouco. Se você esta pensando em fazer Psicologia, por exemplo, pesquise no google em que um psicólogo pode atuar e veja se consegue se imaginar fazendo aquilo a vida inteira.

-Já teve algum contato com alguma profissão? Ás vezes conversar com uma pessoa que atua na área que você está interessada pode te dar uma opinião mais ''real'' afinal a pessoa vivencia aquilo e poderá tirar sua dúvidas.

-Testes Vocacionais. Isso mesmo, o google tá cheio de testes confiáveis e que podem te ajudar nessa dúvida cruel.

Testes Vocacionais: Aqui, aqui, aquiaqui e aqui.

 Então pessoal espero que as dicas tenham sido úteis e que vocês consigam decidir qual profissão seguir. Deixe um comentário abaixo com sua opiniã. Já se decidiu? O que vai cursar? Eu vou adorar saber =)

Você poderá gostar de

27 comentários

  1. Momentos desses são muito complicados, sei muito bem disso, demorei um ano para descobrir minha real vocação, a pior parte é quando pessoas te criticam quando vc escolhe uma área que para muitos não dá tanto prestígio, mas devemos seguir o que nossa vocação.

    Sinta-se convidada
    umpouco-demundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo, eu por exemplo estou indo pro terceiro ano e não sei o que fazer D: Pois é, as pessoas julgam bastante se você cogita escolher uma profissão que não dá muito dinheiro :/

      Excluir
  2. Ainda bem que tenho muuito tempo para pensar e decidir com o que vou trabalhar, então... já estou mais relaxada!

    muundodamosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu há um tempo atrás nem pensava nisso ainda, hehe. Sortuda :P

      Excluir
  3. Eu sempre tive, acho que ainda tenho, esta dúvida!
    Hoje penso em fazer Direitos ou Designer. :)
    Realmente é uma decisão difícil. :s

    Post' novo: http://make-up-goe.blogspot.com.br/2013/09/tag-make-inspirada-no-reality-desafio.html

    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que mesmo depois que escolher vou ficar pensando ''E se...'' Designer parece se bem legal ^^ Vou dar uma passadinha lá. Espero que se decida e faça o que goste :D

      Excluir
  4. Gostei muito os testes vocacionais deram imeeeenso jeito, obrigada :D

    Aproveito para pedir para publicitar a minha página e para tu mesma colocares gosto e dares a tua opinião...

    Mais uma vez obrigada, este post foi bastante útil :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, fico muito feliz que consegui te ajudar :DDDD
      Desculpa mas eu não faço divulgações de páginas :/
      De Nada, sério, eu fico muito feliz em ter ajudado *oo*

      Excluir
  5. Adorei as dicas, eu já tenho umas possíveis profissões em mente, mais morro de medo de depois que começar não goste ou fazer a escolha errada, eu sie que posso voltar atras mais não quero essa possibilidade quero acertar de primeira
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho esse medo, de começar um curso e depois ver que não é o que eu pensava. Também quero acertar de primeira =))

      Excluir
  6. Adorei as dicas. Sinceramente essa é uma dúvida cruel que vai me perseguir até o terceiro ano hahaha. Sempre que penso em fazer algo, me decepciono ou passo a não gostar.Amei as dicas me ajudou um pouco e vai ajudar muita gente.
    Jéssica
    donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou *uu* Pra mim também, só que ano que vem estou no terceiro ano DDD: Eu já pensei em fazer tanta coisa... Mais uma vez, fico feliz que tenha ajudado e espero mesmo que ajude mais e mais pessoas pois ninguém merece ficar com essa dúvida :DD

      Excluir
  7. Nossa, é realmente muito dificil escolher o que vamos fazer. Demorei bastante para escolher e fui me decidir completamente o que ia fazer, quase na hora do vestibular hahaha :)

    http://teoremanath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito difícil mesmo... D: Eu tenho algum tempo ainda, mas to quase certa que vou decidir bem em cima da hora mesmo, hehe ^^

      Excluir
  8. kkk gostei das dicas e tal, mas eu sou muito indecisa o/
    kkkkk até hj boio quando alguém me pergunta, "Vai fazer faculdade de que?"
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou ^^ Sou muito indecisa também, quando acho que decidi, me vêm a dúvida novamente :/ Eu boio completamente, ksopakspoaksa :DD

      Excluir
  9. Não foi fácil pra mim mas o teste vocacional me ajudou muito!
    Beijos

    Blog | Fan Page

    ResponderExcluir
  10. Vou fazer os testes, não sei o que hei de ser
    CAT GIRL

    ResponderExcluir
  11. Amei as dicas *OOO*
    Bejus, www.nossomosmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Acho que todo mundo tem essa mesma dúvida: o que fazer da vida? Qual faculdade cursar e etc...
    Eu fiquei assim por um bom tempo e confesso que ainda estou assim. Eu queria muito fazer Filosofia mas é um curso que quase nenhuma faculdade mais tem e sinceramente, eu não queria ser professora.
    Depois eu fiz vários testes vocacionais e todos caíram filosofia, psicologia e alguns jornalismo. Sabe o que eu estou fazendo? Faculdade de Tecnologia em Analise e desenvolvimento de Sistemas. Não sei se estou fazendo a coisa certa, mas entre as alternativas que eu tinha essa parecia ser a melhor. Espero que dê tudo certo e acho que essa pergunta não tem uma resposta de imediato. A gente passa a vida todo tentando descobrir o que vai dar certo ou errado, vendo o que gosta e o que não gosta e demora um pouquinho para acertar mas acerta. hahaha

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Filosofia é muito legal mas acho que só pode trabalhar como professora mesmo... :/ Espero muito que seja o que você quer porque se arrepender é muito ruim, torcendo por você :DD Eu acho que vou ficar a vida inteira pensando nas outras opções DD:

      Excluir
  13. Estou passando pelo mesmo. Passei um ano querendo fazer administração, mas você sabe, muito concorrido e talz. Meu primo é professor de direito e o colocou na minha cabeça. E estou pensando, pensando, será que dá? Ainda não me decidi. asuasuhas
    Fiz um teste vocacional e deu administração e direito, acredita? usahasuhasuhas
    Espero que a gente consiga escolher algo ótimo para nossas vidas!
    Beijinhoos!

    Livrinhos & Eu

    ResponderExcluir
  14. Eu também não sei o que profissão quero seguir mas acho que ta muito cedo pra mim ainda rss
    Gostei bastante daqui!
    Respondi seu comentário lá no blog!
    Beijos
    http://maniasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Já fiz altos testes vocacionais! Tenho uma ideia boa do que fazer no futuro, mas o problema é que no começo não rende. Daí sou toda confusa com essas coisas, vou acabar fazendo arquitetura mesmo e depois vejo meus 'sonhos e etc' quando estiver com algum fundo garantido.
    Beijos ♥

    Conspirantes

    ResponderExcluir