ENSINO MÉDIO X FACULDADE

27.1.15


Oi pessoal, o meu nome é Matheus e eu sou aluno de Arquitetura e Urbanismo desde o ano passado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e vim aqui conversar um pouco com vocês sobre tudo o que muda depois que se entra na faculdade e quais são as diferenças comparando com o ensino médio. Antes de eu entrar para a faculdade eu ouvia pessoas dizendo que era tudo muito parecido com o Ensino Médio, já outras falavam que era tudo diferente e agora que eu já passei por um semestre estudando vou contar direitinho o que muda e o que continua a mesma coisa, na minha opinião.

ENSINO | Eu não sei como é na sua escola, mas na minha, onde cursei o ensino médio, tinha excelentes professores e aulas muito boas, mas por mais que eles fossem bons, tinham assuntos que eu não tinha interesse de aprender. Na faculdade você está estudando aquilo que gosta, por mais que tenham cadeiras cansativas ou tediosas, elas tem alguma utilidade mínima para sua vida profissional. Você descobre que é legal estudar.
PROFESSORES | Neste quesito tem algumas mudanças drásticas, a primeira é a qualificação deles. Para dar aula em uma universidade o professor tem que ter um ensino superior ao do de ensino médio, portanto na faculdade você irá encontrar verdadeiros cérebros, pessoas extraordinárias com muita bagagem que irão te ensinar coisas incríveis para o resto de sua vida, como poucos no ensino médio fizeram. Outra diferença é o controle que o professor universitário tem sobre a aula, parte, por causa do conteúdo interessante e outra parte pelo respeito dos alunos, já vou avisando que aquela galera do fundão da sala não vai estar na faculdade com você, uhuuul haha. Na faculdade parece que é um mundo diferente porque o professor realmente está ali para te ensinar, ele pode até marcar encontros com quem precisar, recomendar bons livros ou pedir para algum veterano falar com você.
AMBIENTE | Essa foi uma grande mudança. Os colégios de ensino médio americanos e ingleses apresentam uma estrutura enorme com a qual não estamos acostumados aqui no Brasil, já que aqui tudo é bem mais simples, ainda mais nas escolas públicas. Mas quando você entra na faculdade as coisas são muito maiores, são como nos filmes, é de mais! Além da estrutura, as cenas do dia a dia mudam. No ensino médio, não sei na sua escola, mas na minha, você olhava para o lado tinha gente se pegando, olhava pro outro tinha um casal se pegando, hahaha, na faculdade, principalmente nas federais, você olha para um lado tem gente estudando, olha pro outro, tem uma galera fazendo trabalho.
EMOÇÕES | Tudo na vida são emoções, né galera? rsrs Todo aluno no ensino médio passa por diversas alegrias e tristezas, têm romance, bullying, fofoca, brigas, diversão, tem de tudo. Na faculdade também tem isso, mas diminui um pouco porque os dramas são muito mais por causa de trabalhos e provas do que por pessoas. Tem brigas e discussões? Têm, mas começa a ser mais por causa dos trabalhos em grupo.
COLEGAS | A galera na faculdade costuma ser mais velha. Um fato engraçado que aconteceu comigo, foi que eu sempre andava com dois amigos e na minha cabeça eles tinham uma idade parecida comigo 17 ou 18 anos e um dia eu perguntei a idade e um tinha 26 e o outro 27 hahaha, meu queixo tocou o chão! Mas apesar das diferenças de idade, dá pra fazer boas amizades que nem na escola. Mas, assim como no Ensino Médio, escolha muuuito bem os seus amigos porque vocês vão passar por poucas e boas na faculdade como horas fazendo trabalhos, madrugadas sem dormir e existe a possibilidade de nem sempre os dois passarem em uma prova ou em uma cadeira, nesses momentos é importante ter gente legal do seu lado.

Acho que é isso galera, tentei resumir bastante para a leitura ficar rápida, mas se vocês tiverem alguma dúvida sobre faculdade ou sobre meu curso de Arquitetura e Urbanismo, deixe um comentário que eu respondo ou dependendo faço um post inspirado na sua pergunta. Pra quem quer ler outros posts meus, é só ir lá no meu blog: http://enquantoseejovem.blogspot.com.br/ e continuar ligado no Sorriso Espontâneo. ;) 

Você poderá gostar de

26 comentários

  1. Adooorei o post, super diferente haha
    Eu tô super ansiosa pra entrar na faculdade, porque assim vou morar em outra cidade e ser mais independente. Espero não estar iludida
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não está, Camila! Tenho certeza que será uma experiência incrível, boa sorte!!! :D

      Excluir
  2. adorei o post, eu vou entrar na faculdade agora e estou super ansiosa, tem gente que me desmotiva dizendo que é a mesma coisa de colégio e outros falam que amam a faculdade... Só resta esperar até as aulas de 23 de fevereiro!!
    Vou fazer fisioterapia aqui na minha cidade mesmo, cuiabá, em uma faculdade particular :/
    Escritas De Verão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixem que te desanimem Agnes, tenho certeza que será um dos melhores momentos da sua vida! Boa sorte na faculdade, fisioterapia é um curso muito legal :)

      Excluir
  3. Amei o post, super útil! Beijinhos ♥
    FicaAntenada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Foram muito boas as suas comprações. Estou indo para o segundo ano agora, por mais que eu queira muito ir pra faculdade, não quero deixar o ensino médio, como você disse, são muitas emoções, haha. Adorei o post, tá de parabéns! :)

    Mudando de assunto... Estou participando da promo #FashionDayCH da Capricho e preciso da ajuda de vocês! É só acessar esse link > http://migre.me/olfDX < clicar em votar e depois confirmar o voto no e-mail. É bem rapidinho e eu ficarei muito grata! Eu sei que é chato ficar pedindo votos mas seria a realização de um sonho se eu ganhasse essa promo. E se eu ganhar, sortearei alguns dos prêmios no meu blog, então por favor, quem puder e quiser, me ajude. ♥

    Beijos! | @steffanylopess
    www.steffanylopes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo muitas emoções Steffany, não precisa ter pressa, aproveite ao máximo cada momento da sua vida! Muito obrigado pelo comentário.

      Excluir
  5. Terminei o ensino médio ano passado, ainda estou com medo de enfrentar a faculdade, mas adorei o post :3
    Beijos,
    cabanadosanjos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenha medo, Carla. Para ter coisas novas e incríveis na vida é preciso um pouquinho de coragem, vale a pena! :D

      Excluir
  6. Estou prestes a começar essa nova fase, to ansiosa, afinal vou fazer o curso dos meus sonhos que é Direito! Entretanto, ainda vou dividir o meu tempo estudando pro Enem pois meu sonho é cursar Direito na UFG. Ei, só por curiosidade quantas horas por dia vc estudava pro Enem? Bjoos!

    http://blogilumiinar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu passei na minha faculdade por vestibular, não por Enem. Eu estudava de manhã (terceiro ano) e de tarde eu fazia cursinho, à noite eu fazia temas, trabalhos e revisava as matérias do cursinho, então meio que meu dia inteiro girava em torno de estudos. Eu estava bem determinado :p

      Excluir
  7. Estou no terceiro semestre do curso de Direito e estou amando. Entrar na faculdade é uma experiência incrível, com certeza! Adorei o post!

    Beijos
    Isa.
    Blog Verbos Diversos | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, li tudo com muita curiosidade. Terminei o ensino médio ano passado e estou tentando entrar na faculdade. Confesso que tenho um medinho porque é algo muito novo, com várias mudanças, tenho medo de não conseguir fazer amigos com a facilidade que eu tinha na escola, mas enfim, adorei o post, adorei saber o que me aguarda. É importante a gente chegar tendo no mínimo uma ideia de como vão ser as coisas.
    Quero agradacer pelo post, chegou numa ótima hora. kkkkk
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Marília, fiquei super feliz com ele. Eu tinha esse medo também, mas preciso dizer que fiz amizades com muuuuito mais facilidade do que no Ensino Médio, acho que porque eu estava menos inseguro e tímido e mais maduro assim como todos os meus colegas na facul. E lembre-se, todo mundo ali tem algo em comum contigo, todos querem estudar a mesma coisa. ;)

      Excluir
  9. Matheus primeiramente adorei as imagens que escolheu, principalmente a do Harry Potter e de As Vantagens de Ser Invisível. Estou no último ano do ensino médio e me preparando para ver de perto todas essas mudanças. Não posso ver a hora de entrar em uma universidade :)

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que gostou, Filipe! Coloquei estas imagens justamente para a galera se identificar e ver que independente da escola é tudo a mesma coisa haha. Boa sorte com o terceirão. :D

      Excluir
  10. Post super diferente, adorei

    Beijos

    aestranhanoparaiso.blogspot.com.br
    Instagram: @aline_bianca

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse post, daqui há algumas semanas vou ter meu primeiro dia de aula na faculdade, e estou super ansiosa para saber como vai ser tudo! *-* nervosa tbm.

    http://rosaachiiclete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Andressa! Que bom que gostou do post. Boa sorte lá na faculdade, fica tranquila que vai dar tudo certo e vai ser alguns dos melhores anos da tua vida! ;)

      Excluir
  12. Como eu ri nessa parte de olhar pro lado e ter gente se pegando, olhar pro outro e.... ter gente se pegando hahaha nossa! Eu adorei demais esse post, ainda não sei se vou fazer uma faculdade, foi bom saber de como que é.

    Beijos! • meu blog

    ResponderExcluir
  13. Hahahaha bem isso. Ir pra faculdade é tipo, entrar em Nárnia, mas eu aaaaamo. Enquanto todo mundo reclama da rotina de segunda à sexta, eu fico super empolgada. até fiz um post com mitos e verdades sobre a faculdade uns dias atras http://chuvadejujubas.blogspot.com.br/2015/01/mitos-e-verdades-sobre-faculdade.html

    Amei o blog. Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal o seu post Juliana. Eu também fico empolgado com minha facul, nada melhor que estudar aquilo que gosta :D

      Excluir