O que é consumo consciente?

17.6.16























 Você já pensou o quanto você produz de lixo em um ano? Agora pense o quanto é produzido ao longo de toda a sua vida. E multiplique esse número por 7 bilhões. Todo esse consumo gera um impacto - e muito grande, diga-se de passagem - no meio ambiente. Já foi confirmado que a humanidade consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Isso significa que em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades básicas. Mas espera, nós temos mais de um planeta Terra?

Resolver esse problema é difícil mas não impossível. Difícil porque exige um comprometimento muito grande e foco. Precisaríamos mudar nossos pensamentos a questões que já estão muito enraizadas em nossa sociedade. Por exemplo, ao longo de um dia que você assista tv, veja vídeos com anúncios no youtube e passe por outdoors na rua, quantas vezes você acha que escutará/lerá a palavra COMPRE?

Nós somos impulsionados todo dia a continuar comprando e movimentando a economia. Um celular tem a mesma função que o outro, se comunicar, mas a cada dia são criados novos aprimoramentos para que sejam criados novos modelos de celular. E o que acontece com os velhos? Eventualmente vão parar no lixo.

Consumir conscientemente é saber no ato da compra o efeito que sua ação tem sobre o planeta. Escolhendo assim empresas e produtos que não sejam testados em animais por exemplo, que sejam feitos com materiais renováveis e  que no seu momento de produção gerem o mínimo de estrago possível.

O consumo consciente tem base em 3 R's: Reduzir - Comprar o que é necessário. Reutilizar - Aproveitar ao máximo o tempo de vida de cada produto e utilizá-lo para outros fins. Por exemplo: Potes de sorvete para guardar comida, garrafas pet usadas em jardins. Reciclar - Utilizar produtos já existentes na produção de outros. Por exemplo: latinhas de metal que são derretidas e transformadas em outras latas.

Coisas básicas que você pode fazer e que ajudam muito: 

- Dar prioridade a qualidade. Um exemplo: Eu tenho uma amiga que todo mês compra um carregador novo, porque ela paga 10 reais nos carregadores e eles duram um mês ou menos. Então é um ciclo vicioso ela não quer pagar um caro mas acaba gastando bem mais se for ver quantos já comprou.

- Separar o lixo reciclável. Gente, isso é muito importante e não toma tempo algum. É só ter duas sacolinhas em casa e separar. Fica de olho quando a coleta seletiva da sua cidade passa.

- Saber aproveitar o máximo dos produtos. Acho que tu não acreditaria se te contasse que ainda tenho cadernos que comprei no terceiro ano do ensino médio. Isso que estou no segundo ano de cursinho. Chego a me coçar de ver pessoas jogando cadernos com folhas sobrando fora. 

- Economizar água e energia. É fácil gastar o quanto queremos, né? Moramos na cidade, não vemos realmente os rios e lagos sendo consumidos. Mas vou te contar, não dói desligar aparelhos da tomada antes de dormir e nem fechar a torneira enquanto lava a louça.


 Enfim, eu juro que queria falar muito mais sobre o assunto só que não quero que fique um post muito extenso - chato. Espero que tenham gostado, deixa um comentário, eu vou adorar :))

Você poderá gostar de

35 comentários

  1. Oi Betânia, esse é um assunto muitooo importante, porém nem todos falam.
    Eu era super consumista de descartáveis, mas um dia eu juntei todos os copinhos, colheres, pratos... um amontoado. Decidi evitar durante um mês e já vi uma economia no meu bolso, então por esses dois motivos decidi me controlar, para não poluir e para gastar menos.
    Também, me chamam de RAINHA DO LIXO, pois eu sou adepta de 'lixoarte', em todas as coisas eu vejo uma possibilidade de virar arte.

    Parabéns pelo post ♥
    Beijos.
    http://vestibulandaguerreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, sento muita falta disso.
      Eu estou tentando mudar um pouco o ritmo da minha vida, consumir menos ou pelo menos melhor. Melhor título, hahah
      Beijão Valléria, e muito obrigada :))

      Excluir
  2. Que post incrível! É justamente isso o que penso sabe? A gente quer culpar a prefeitura pelo lixo nas ruas, o governo pela falta de água... mas somos nós os culpados. Não podemos salvar o mundo todo, mas se salvarmos o nosso, ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo, certamente o mundo melhoraria. Se ao invés de pensarmos: "mas todo mundo joga lixo na rua" e pensássemos: "poxa, todo mundo joga lixo na rua mas fulano não, vou seguir o exemplo do fulano" certamente seria lixo a menos porque seria uma onda enorme!
    Tudo o que posso fazer eu faço <3
    www.valeuapenaesperar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz que tenha gostado Jéssica <3
      Exatamente, não adianta reclamar que tudo alaga sendo que você joga lixo no chão, depois tudo vai parar nos bueiros :/
      Adoro quando encontro pessoas que pensam assim, é tão bom :))
      Obrigada pelo comentário, beijo!

      Excluir
  3. Aprendi muito sobre esse tema no meu último ano do colégio e sempre tentei melhorar cada dia mais minhas ações diante disso! Parabens pelo seu post!

    www.garotaveneta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, cada dia melhorando mais :))
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado. Beijo!

      Excluir
  4. Que legal o tema que tu abordou!! Ficou muito bem escrito. Sou muito consumista, porém, reutilizo tudo que for possível, ainda mais esses materiais como potinhos, papéis, vidros.. Tudo vira enfeite e é uma ótima maneira de reutilizar. Adorei o post, beijão ♥

    http://www.sorrisosnooutono.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Samara <3
      É um ótimo jeito de dar o primeiro passo, já faz uma baita diferença. Beijão!

      Excluir
  5. "Saber aproveitar o máximo dos produtos."
    Isso de reutilizar caderno é o clássico! Tenho muitos cadernos da época da escola que usou como rascunho para posts no blog ou até mesmo as histórias que eu escrevo.
    Maquiagem a mesma coisa, as vezes uso um pote de base velho para guardar outra coisa dentro e assim vai... Costumo fazer muito DIY por isso.

    www.aconteceucomagente.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que legal, pensava que só eu fazia, hahah
      Muito bacana Amanda, beijão!

      Excluir
  6. Gostei muito, sim de facto muitas das vezes podíamos fazer muito mais pelo nosso planeta, mas somos meio preguiçosos e deixamos para amanhã, e para amanhã, e para depois e depois... No entanto, também penso que à outros dois problemas, um é que estamos tão focados no que temos para fazer no nosso dia-a-dia, que esquecemos o "menos importante", o outro é que estamos a ficar cada vez mais dependentes das tecnologias e de tudo o resto que causa poluição, basta olhar para as horas que passamos em nossos blogs e faces!

    http://simplesmenteeuumcomummortal.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, a gente vai deixando pra mudar depois, achando que não dá nada mas imagina o tantão de gente que faz a mesma coisa?
      Sim, sim, concordo contigo nesse ponto também ^^
      Obrigada pelo comentário, beijo!

      Excluir
  7. Aumento de lixo, consumo, desperdício de água e alimento... Tanta coisa que vira uma bola de neve! :(

    ResponderExcluir
  8. Muro legal a sua iniciativa de trazer um tema tão importante.
    Tem tanta gente que só está preocupado em consumir, comprar e tudo mais, mas não se importam com o mundo! Jogar lixo na rua pode não parecer grande coisa, mas faz diferença SIM! Se acda fizesse sua parte, as coisas não estariam tão ruins :(

    Beijos ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz que tenha gostado Luana <3
      A gente pode fazer só um pouquinho de cada vez mas imagina se todo mundo fizer esse pouquinho? Seria uma diferença tão grande :))
      Beijão!

      Excluir
  9. A primeira frase desse texto já foi super impactante, multiplicar por 7 bilhões! O problema é que as algumas pessoas jogam a culpa toda no governo. Sendo que nós que fazemos o lixo todo. Meu pai, para tentar amenizar o lixo, ele tentou fazer (desculpa não lembro o nome), papel, metal… mas não deu muito certo. Aqui não tem essas coisas. Já tentou fazer adulbo orgânico, deu certo no início, mas depois não. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Não é o governo que joga o lixo pela janela do ônibus, que despeja óleo de cozinha onde não deve ou que não se importa com o correto destino do lixo :/
      Aqui em casa a gente tem uma composteira (lugar onde colocamos coisas orgânicas e depois de um tempo vira adubo) daí a gente usa nas flores :))
      Fico feliz que tenha gostado Ana, beijão!

      Excluir

  10. Simplesmente amei seu post, é tão triste ver as coisas que a humanidade faz com a terra, e eles nem se dão conta de que um dia tudo vai acabar e ai eu quero ver.
    também gostei bastante do vídeo.
    Tento sempre fazer o meu melhor :)
    E que mais pessoas vejam como podem ajudar mudando alguns hábitos ♥
    ótimo domingo
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz que tenha gostado Tati <3
      Sim, o mais triste é ver os animaizinhos sofrendo porque nós sofremos por nossa culpa mas e eles? Que culpa têm?
      Muito obrigada, beijo!

      Excluir
  11. Consumo consciente é algo MUITO necessário. Eu sempre fui acostumada a separar o lixo, mas porque os meus pais sempre me ensinaram isso. Acho que boa parte também pode vir da educação familiar! É importante utilizar os produtos pelo tempo que eles durarem. Celular é um grande exemplo disso. Sempre vejo todo mundo trocando adoidado, sendo que às vezes um modelo não tem muita diferença do outro (como o iPhone, por exemplo).
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Educação familiar é muito importante, é aquela famosa frase ''a criança vê, a criança faz''. Exatamente, qual a necessidade de a cada semestre lançar um novo aparelho que faz basicamente a mesma coisa? O pior é que o povo todo se desespera pra comprar D:
      Obrigada pelo comentário Ana, beijo!

      Excluir
  12. Aquele momento que uma frase te faz refletir: "pense o quanto é produzido ao longo de toda a sua vida. E multiplique esse número por 7 bilhões" Uauuu
    Realmente temos que ser consientes e colaborar com o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  13. Olar! Ótimo post, um assunto que é até difícil em ter nas escolas. Estamos em uma geração bem consumista, não importa do que, e os que são dispensados são jogados fora de um jeito bem inconsciente. Aqui em casa a mãe faz o possivel para separar as coisas e tentamos economizar água e energia no máximo. Aqui na cidade é possivel também encontrar lixos e eletrônicos jogados em qualquer lugar. É triste, é um assunto que devia ser tratado.
    BEIJU!

    devaneiosbm.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Super interessante o post! Adorei.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  15. Amei o seu post, parabéns pela iniciativa de abordar esse assunto no seu blog!

    O que eu posso fazer para colaborar com o meio ambiente eu faço e acredito que cada um deve fazer a sua parte sim, que isso realmente faz diferença!

    Beijos

    http://www.senhoritamarmelada.com/

    ResponderExcluir
  16. Como estudo Biologia eu não poderia de forma alguma não saber o que é o consumo conciente. Tento fazer a minha parte como não compra além do que eu consumo ou preciso, não jogar lixo na rua, preferir produtos que não agridam a natureza ou a afetem menos do que outros produtos mais conhecidos e afins. Às vezes eu vacilo, deixo o chuveiro aberto por mais tempo e logo penso "isso tá erradoo", rsrs. Só uma coisinha: hoje em dia temos os 5 R's, foram adicionados mais dois, o Repensar e o Recusar.
    Beijo, parabéns pelo post!

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
  17. Eu amei o post Bet *-* o vídeo é um amor. Temos que nos tornar consumidores melhores e parar de pensar só no próprio nariz e sim no que tem ao nosso redor, afinal não somos sozinhos no mundo, não é mesmo?

    prestesavoar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ameeeei esse post! Uma vez minha professora passou um vídeo parecido com esse do post, explicando tudo isso bem direitinho e eu adorei! A gente faz as coisas tão no automático que nem pensamos no mal que o ciclo do consumo pode causar, né? E eu também ainda tenho cadernos do ensino médio (e até do fundamental, sério) porque têm folhas sobrando haha todo mundo devia ler esse post, viu? Super informativo!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  19. Post importantíssimo!! É assustador parar para pensar o quanto a gente gasta, desperdiça, joga fora e não aproveita de verdade as coisas, acaba com o meio ambiente sem nem perceber né.
    Com a chegada do inverno vem aquela vontade de comprar novas roupas super estilosas mas nem olhamos o que tem no guarda roupa. Essa semana fiz uma limpa no meu e doei montes de roupas e achei umas até com etiqueta que vou usar agora HSUAHSUA É rir para não chorar né, mas vamos começar a praticar o consumo consciente \o
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  20. Aprendi muito isso no ensino médio, era um dos meus assuntos favoritos. É tão bom vemos posts assim, que ensinar as pessoas algo que ajudar a todos nós. Infelizmente, a quer não está nem ai com isso, mas, é aquele famoso ditado: vamos fazer nossa parte, né? Esses três R's são os mais importantes para o nosso ambiente. Esse vídeo é incrível.
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  21. Eu to praticando o consumo consciente desde o mês passado e notei uma mudança não só em mim, mas também nas pessoas que me cercam sabe. Além, é claro de ter notado que o dinheiro rendeu mais hehehe

    Bjs
    barbfurtado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Adorei a sua ideia de conscientizar a galera, mesmo sendo um assunto muito falado, ainda tem pessoas que só escutam e não colocam em prática.
    Acho que é a minha primeira vez aqui no seu blog e ele é todo lindo, parabéns viu amor.

    http://idealizandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Na minha escola nós temos um projeto anual baseado na campanha da fraternidade e esse ano é algo relacionado a cuidar da casa comum e minha sala ficou responsável justamente pela poluição. Fiquei extremamente chocada com o nível de lixo que nós consumimos o tempo todo e o mais impressionante é que muita gente ainda deixa de fazer sua parte achando que não vai contribuir pra melhora do nosso lugarzinho :(

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do seu post, você tratou de um tema muito importante!! Toda mudança começa por nós mesmos, então é necessário que a gente reveja nossos hábitos.
    bjss
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir