Conhecendo o Curso: Publicidade e Propaganda

13.11.16

  Eu sei que tenho diferentes faixas etárias me acompanhando aqui no blog mas acredito que a
maioria seja de meninas que estejam no ensino médio, quase entrando na faculdade. E eu sei como é muito difícil essa fase. As pessoas querem que você saiba aos 17 anos o que fazer para o resto da vida, é complicadíssimo. É exatamente para te ajudar com essa questão que eu resolvi fazer uma série de posts sobre alguns cursos de faculdade. Vai funcionar assim, eu vou pedir perguntas nos grupos do facebook sobre determinado curso e algum conhecido meu que cursa essa faculdade vai responder.
 O curso da vez é Publicidade e Propaganda e quem vai responder é o meu amigo Matheus Eduardo (@mathslife). Ele estuda na UFRGS - Federal do Rio Grande do Sul - e está no segundo semestre.

http://www.letrasnagaveta.com/

 Matheus - A gente sempre ouve desde o primeiro semestre que não é um mercado fácil, se quiser escolher tua carreira por segurança comunicação não é a melhor opção atualmente. Mas não dá para levar só isso em consideração porque escolhendo pela segurança tu corre o risco de se frustrar então digamos que é um curso pra quem verdadeiramente ama. O mercado está concorrido, tem muito publicitário que está ganhando pouco por aí. Em compensação, hoje em dia para quem pretende estudar e trabalhar ao mesmo tempo está tendo muita oportunidade porque com a crise as empresas têm visto muita vantagem em contratar estagiários. Isso no caso é mais para as agências não sei como anda para quem quiser ser freelancer.

Matheus - Eu ainda não fiz todas as cadeiras então acredito que tenham muitas mais cadeiras legais pela frente mas por enquanto, as que eu achei legais são as cadeiras de Criação Publicitária que é mais voltada para a parte criativa. A gente passa o semestre fazendo supostas campanhas para alguns casos criados pela professora. Fizemos a publicidade do Colégio Anchieta, do Shopping Iguatemi, do novo sabor da Coca-Cola, a Stevia. A professora cria situações hipotéticas em que nossos clientes são essas grandes marcas e nós temos que fazer uma peça publicitária de acordo com as necessidades de cada empresa. Essa é minha cadeira preferida pois adoro essa parte criativa da publicidade. Mas tenho certeza que muitas pessoas vão gostar de outras cadeiras, como Fotografia (em que a gente aprende a utilizar as máquinas e fotografa) e Mídias Visuais (sobre cinema, como criar curtas). Atualmente na faculdade estou fazendo um trabalho em grupo e estou editando um curta. É bem difícil mas acho que muita gente gostaria dessas cadeiras, hahah

Matheus - Hoje em dia acho que conseguimos aprender qualquer coisa sozinhos pois tem muito tutorial no youtube e cursos online mas eu digo isso porque realmente a faculdade não te dá todas as ferramentas para tu aprender essas coisas. Eu tive uma aula de Photoshop mas eu não entendi nada, hahah Isso que foi uma aula que a professora criou a mais porque não está na grade curricular. Mas isso é o caso da minha faculdade, a UFRGS, ela é conhecida por ter um aprendizado mais teórico. Existem faculdades como a ESPM que tem uma didática mais prática, lá eles têm cadeira de Illustrator, Photoshop.

http://memorialices.blogspot.com.br/
  
Matheus - Hoje em dia o que mais conhecemos é a parte da criação, que é quem pensa nos anúncios, nos comerciais, essa parte mais criativa. No entanto, quando tu é formado em Publicidade pode trabalhar em várias outras áreas. Uma é parte do atendimento, que é a galera que lida diretamente com o cliente, que recebe as empresas, eles pegam todas as informações sobre o que a empresa quer e passam para a criação. Tem também a área da pesquisa, mais ligada ao marketing, porque as agências publicitárias precisam pesquisar bastante antes de lançar um trabalho. Tem a galera das mídias sociais. Outra área bem ligada à criatividade é a parte da redação, que é o pessoal que escreve roteiros, textos para anúncio. É uma área com bastante demanda. Isso são os setores de uma agência publicitária mas como comunicador tu pode fazer muita coisa. O legal é que publicidade é um aprendizado necessário pra qualquer área, tem muita gente que se forma e depois abre uma empresa super hipster e usa tudo aquilo que aprendeu pra fazer uma identidade para um restaurante, ou estúdio de fotografia, por exemplo. É um conhecimento que te ajuda a criar a identidade da empresa.

http://www.decaracomajuh.com/

Matheus - A principal tarefa é tu usar a tua criatividade e imaginação para alcançar o objetivo do teu cliente. O mais comum é o cliente querer vender um produto ou querer divulgar uma ideia e o que o publicitário faz é criar uma forma criativa de despertar o interesse do cliente nesse produto/ideia.

http://prestesavoar.blogspot.com.br/
  
Matheus - São oito semestres e eita, são muitas cadeiras, hahah E isso muda de uma faculdade para outra. Posso te dizer o básico. Estudamos a história da comunicação, ética e legislação da comunicação, mídias audiovisuais (onde fazemos curtas, vídeos), fotografia, mídia impressa (sobre cartazes, revistas, jornais), estudos do consumo (que fala sobre marketing e o pensamento do consumidor), criação publicitária, produção gráfica (que é muito chata mas necessária, hahah, a gente aprende sobre tipos de impressão, sobre impressoras, técnicas de impressão. Pra gente poder escolher o melhor material e a melhor técnica de impressão para um panfleto ou um folder, por exemplo). Existem muitas outras, até porque ainda não fiz todas mas essa é uma base do que vemos no curso.

http://mulherzinhassa.com.br/

Matheus - Bom, complementando o que eu respondi para a Mariana, não é necessário mas quem souber um pouco vai poder usar isso a seu favor. Por exemplo, eu estou fazendo um trabalho de curtas em grupo e não tive nenhuma aula sobre como usar softwares de edição mas como eu já sabia fiquei encarregado dessa parte. Eles não vão pedir que tu necessariamente use esses recursos mas se tu souber vai fazer trabalhos bem melhores :) 

Matheus Eduardo - Eu queria agradecer pelo convite e dizer para quem está interessado na carreira que não se baseie só por mim, pesquise sobre a sua universidade, o currículo dela, ver qual linha a universidade segue porque varia de uma para outra. E desejo sucesso para todos vocês!

Você poderá gostar de

10 comentários

  1. Eu sempre tive em dúvida em seguir algo relacionado com escrita ou engenharia. Optei por engenharia mesmo, mas ainda penso muito nisso. Penso em fazer depois que acabar o curso de engenharia...

    beijos
    www.enfim-resolvido.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opções bem diferentes, não? hahah
      Siim, tem bastante tempo ainda. Espero que goste de atuar em engenharia mas se não curtir sempre dá tempo de mudar :)
      Beijo!

      Excluir
  2. Adorei muuuito isso! Não conhecia esse "quadro"(não consegui achar uma palavra melhor) de cursos. Eu tenho 17 anos e tô nessa dr de seguir a vida, mas para minha sorte eu já tenho minhas metas definidas e sei exatamente o que quero cursar <3

    - Nanda (theicefairy.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado :)
      Comecei agora com esse curso mas espero conseguir trazer outros.
      Coisa boa, eu com 17 anos ainda não sabia de nada da minha vida, hahah
      Beijo!

      Excluir
  3. Muito interessante a ideia dessa série de posts! Já estou me formando, mas quando eu tava no Ensino Médio eu era super interessada em ouvir universitários comentando sobre como eram os cursos, as aulas, o professores... Dá pra sentir um gostinho de como as coisas funcionam. Não sabia sobre como a atuação de quem faz Publicidade é tão ampla, muitas pessoas tem medo quanto ao mercado e tal, mas concordo que é muito importante ressaltar que é um emprego que assim como os outros deve ser feito por quem ama e está disposto a se dedicar na formação.

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Ju!
      Acho que é bem interessante, a gente sempre tem aquela duvidazinha.
      Exatamente, para evitar que as pessoas se decepcionem depois :/
      Beijo!

      Excluir
  4. AMEIII muito o post/ entrevista pq pude ter ctz e saber mais sobre o curso q vou fzr agr em 2017 haha <3 isso mesmo colegas ngm me segura amo vivo sou criação, bjs Bê arrasou

    /lennamaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado Lenna <3
      E fico muito feliz que tenha ajudado, que demais. Era exatamente pensando nisso que resolvi fazer os posts :))
      Obrigada pelo comentário, beijão :*

      Excluir
  5. Eu ja tive vontade de fazer essa faculdade, mas percebi que não sou muito criativa rsrsrs.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderExcluir
  6. Gostamos do post, é ótimo para quem está na fase de escolher o curso que quer fazer mais ainda tem dúvidas!! Parabéns pela ideia!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir