Como se manter criativo quando sua vida está um caos

18.11.17

Foto de Joshua Ness
 Foto de Joshua Ness, retirada de Unsplash e com filtro aplicado por mim :)
 Eu estava em dúvida em qual título colocar mas esse resume bem a situação já que 'Como se manter criativo quando a faculdade está consumindo todas as suas energias e seus finais de semana' é grande demais. 
 O que muita gente acha é que criatividade é uma coisa nata, e a pessoa criativa possui essa qualidade 100% do tempo, sendo que não é bem assim. Criatividade é para todos e é algo que deve ser praticado, exercitado no dia a dia. É como uma plantinha que vai crescendo a medida que você a alimenta. Mas como fazer isso se eu simplesmente não tenho tempo nem para respirar? 

 Diminua drasticamente o tempo que passa no celular 
 Esse é um dos meus maiores desafios atualmente. Porém eu sei que se eu conseguir fazer isso vai me causar um bem danado. Consegui perceber essa diferença logo que exclui o aplicativo do facebook do celular. Afinal, no final do dia não me acrescenta em nada ter passado 10 minutos assistindo stories ou lendo aquelas 101 mensagens de bom dia e correntes do whatsapp. 

Produza coisas e não se importe com o perfeito
 Para quem não sabe eu sou perfeccionista em alguns quesitos, e a minha vida inteira se não fosse pra ficar perfeito eu não fazia. Porém isso quer dizer não fazer nunca, já que o perfeito é inalcançável. Por isso o importante é sempre estar desenhando, pintando, bordando, escrevendo, independente do que for o resultado final. Se importe com o processo <3 

Leia, de tudo e em todo lugar
Livro O Caminho do Artista

 Como o tempo para ler é quase inexistente, aproveite as filas do banco, a espera pelo ônibus e separe uns cinco minutinhos antes de dormir para ler. E o importante também é não se manter restrito. Um dos gêneros que funciona bem para mim é a fantasia porque me faz sair da realidade e ser surpreendida a cada minuto mas ultimamente tenho lido livros diversificados e tem sido ótimo. Esse da foto é um que eu estava ansiosa para ler faz tempo e já falei dele aqui.

Faça caminhos diferentes, prove comidas novas, conheça novas bandas 
  Essas pequenas mudanças no dia a dia fazem muito bem para que você não esteja estagnado na zona de conforto. Pode ser pegar um caminho que é um pouco mais longo ou aceitar as recomendações de seus amigos para conhecer uma nova música. Tudo contribui! 

Aceite que você precisa de inspirações 
Antigamente eu achava que criatividade funcionava assim: você recebe um bênção ou algo que faz brotar a ideia na sua cabeça e então cria algo maravilhoso a partir do zero. E era por isso que eu me frustrava quando não conseguia fazer igual. Hoje eu já sei que qualquer projeto ou até mesmo simples desenhos possui um plano de fundo, possui muitas referências.
Não deixe de fazer o que gosta
bordado livre
  Eu não sei se todo mundo é assim, mas quando estou com muitas coisas importantes para fazer eu esqueço até de comer. Posso ficar fazendo um trabalho o dia inteiro e simplesmente chegar ao final do dia esgotada, com dor de cabeça e estressada. É por isso que é sempre importante dar uma pausa de uns quinze minutos para respirar e relaxar um pouco - sem pegar o celular, hein? É algo que estimule sua criatividade ;) 

 Quais são suas dicas para sobreviver aqueles períodos em que tudo o que você tem vontade de fazer é se enfiar em um buraco e só sair depois que tudo acalmar? Deixa um comentário com tua opinião, eu vou adorar!

Você poderá gostar de

8 comentários

  1. Me manter criativa mesmo em meio ao caos universitário tem sido um dos meus desafios nos últimos anos, e infelizmente tenho fracassado bonito. Mas é aquela coisa, né, vivendo e aprendendo (e mudando hábitos e pontos de vista). Ótimo post!

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  2. Eu AMEI essas dicas, Bê! Eu, por exemplo, sou louca pra fazer publicidade, mas não me inscrevi porque não confiava 100% na minha criatividade. Bobagem, né? Tô trabalhando isso de entender que a criatividade é algo que a gente trabalha ao longo da vida. Enfim, percebi que tô pecando em várias das dicas, essa do celular eu tô tentando fielmente seguir, mas ô vício difícil de largar, né? Também tô precisando ler mais, faz tempo que não leio algo que eu quero ler de verdade!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  3. Super amei seu post, sei bem como é tenso criar quando a correria ta grande, comecei a fazer o que você citou e ajudou bastante. O importante é não perder o foco das coisas que a gente gosta, devemos encaixá-la na rotina, colocar também como prioridade.

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu ando com a vida bem confusa e ai a criatividade fica em segundo plano. Eu estou tentando diminuir cada vez mais meu tempo no celular e no computador, acabo abusando um pouco final de semana e, no dia a dia, a minha desculpa é que meu trabalho é no pc. Mas estou começando a melhorar.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  5. Adoreeeeeeeeeeeeeei as dicas, incriveis, super amei, e vou praticá-las, obrigada por compartilhar com a gente.
    Bjs e sucesso.

    www.jayhanadenardi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu lembro muito do livro Roube como um artista. A gente tem mania de achar que a inspiração é obra divina, sendo que "nada se cria, tudo se copia". Sou a chata dos detalhes e perdi e ainda perco muito tempo com algo que eu achava que poderia ser feito de uma melhor forma. Tenho me satisfeito como platéia. Ao publicar tanto um texto quanto uma foto eu penso se aquele conteúdo me traz uma boa sensação (como consumidora) se sim eu publico.

    Outro item que eu incluiria é o "não fazer sobre pressão" tenho um blog pequeno e ainda não consegui me organizar com um calendário e no meio do caos que é a vida da facu + trabalho eu ainda queria produzir só pra encher a lacuna e não por estar inspirada.

    Tive várias ideias agora hahaha. Acredito que não fazer nada é muito bom. Aquele momento deitada olhando pro teto, sem ler, sem ouvir música só para se encontrar no meio de tanta coisa ajuda muito a lembrar quem nós somos e qual nosso foco. Falei demais, mas acredito que esse texto daria horas de prosa e vários cafés.

    ResponderExcluir
  7. Que dicas ótimas, Bê! Cada vez mais percebo que a criatividade é algo que a gente exercita, e não que vem com a gente, necessariamente. Eu sou louca pra ler esse livro da Julia Cameron, até já faço as Páginas Matinais que ela indicou, mas nunca li o livro, rs. Ano que vem vou comprá-lo!

    Beijos <3

    Letras na Gaveta

    ResponderExcluir
  8. Que pooooooost. Ultimamente, estou passando por isso, e é apenas o começo do blog. Com certeza irei seguir suas dicas, Beijos <3
    Vitoria Martins

    ResponderExcluir