Como é o primeiro semestre da faculdade de Design Visual

21.7.18


Nesse exato momento eu já acabei o segundo semestre da faculdade e tenho adiado esse post por um semestre inteirinho, hahah - rindo de nervoso. Mas finalmente sou uma universitária de férias e vim aqui contar como foi o primeiro semestre do curso que escolhi. Se tu gostar do post me avisa nos comentários para eu falar do segundo semestre também, por favorzinho. Me avisa se gostaria de ver um post sobre os materiais que usamos também :)

 Eu faço Design Visual, que em alguns lugares é chamado Design Gráfico, na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Sendo assim, vou contar a minha perspectiva a partir do que conheço, beleza? Não quer dizer que seja a mesma coisa em todas as universidades.

 O primeiro semestre começa obviamente com muito nervosismo e curiosidade, especialmente porque o meu curso ainda é desconhecido por muita gente. Então passamos pelos trotezinhos, que no meu caso foram bem de boas, e chegamos às tão esperadas aulas. Nesse post eu farei um resuminho de como foi cada cadeira e vou dar minha opinião sobre cada uma.

Análise e Representação da Forma I 

 Essa é a cadeira amada por todos e temida por mim. É nela que de fato desenhamos. Começamos com o básico, formas geométricas, aprendemos sobre os pontos de fuga, sobre luz e sombra e vamos aos poucos evoluindo para coisas mais complexas, terminando o semestre estudando um pouco do corpo humano, sem se aprofundar muito. Para a maioria dos meus colegas foi tranquilo já que entraram no design sabendo desenhar porém pra mim, que não desenhava nem bonecos de palitinho, foi muito choro e desespero. Acabou que passei por A e dei uma grande evoluída no desenho.

Introdução ao Design 

 Essa é uma cadeira mais teórica em que aprendemos conceitos do design e passamos o semestre inteiro tentando responder a pergunta ''O que é design?'' sem de fato conseguir, hahah Os tópicos discutidos em aula foram muito interessantes e o legal é que algumas aulas da cadeira eram na verdade palestras ministradas por designers.

Desenho Técnico 

 Aprendíamos sobre as vistas de um objeto à serem projetadas no desenho. Do tipo, se você visse uma escada bem de cima, como ela ficaria representada no papel? Exemplo básico, mas na verdade era bem mais elaborado que isso.


Prática Integrada de Criação I 

Nessa cadeira começamos a entender que cada trabalho desenvolvido necessita de um conceito por trás, algo que vai nortear e dar sentido ao projeto desenvolvido. Nas aulas a gente buscava desenvolver pequenas tarefas que iriam resultar num projeto maior. Tivemos quatro trabalhos ao longo do semestre que foram:

1 - Desenvolver um clipe de papel utilizando a biomimética. Ou seja, a gente tinha que desenvolver um clipe com um conceito próprio mas que a forma tivesse relação com a flora ou fauna. Eu resolvi utilizar o conceito de amadurecimento e por isso fiz dois clipes, uma botão de flor e a flor desabrochada.

2 - Construção de escalas de saturação, matiz e luminosidade, pesquisa sobre os sistemas RGB e CMYK e análise de de produtos levando em consideração a psicologia das cores.

3 - Desenvolver um símbolo para o colega. A gente fazia dupla com alguém e se baseava nas características físicas e de personalidade da pessoa para criar um símbolo, como se fosse um logo para o colega.

4 - Desenvolver textura bidimensional. O conceito era Porto Alegre, que é a minha cidade, e o trabalho era em dupla. Então, cada dupla pegava lugares conhecidos de Porto Alegre e coisas tipicamente daqui para criar uma estampa para a cidade.

Vetores e Geometria Analítica 

 Bom, aquela cadeira que foi colocada no primeiro semestre, no primeiro horário de segunda-feira para dar uma leve desmotivada aos designers, hahah Cadeira super teórica para nos relembrar um pouquinho de como eram as aulas de matemática.



OFICINA DE MODELOS E PROTÓTIPOS 

 Em oficina a gente tinha aulas e trabalhos bem manuais, levando em conta que muitas vezes o designer tem que montar protótipos e mockups (versões não finalizadas do projeto) ou para mostrar ao cliente ou para fazer testes. Então a gente aprendia a lidar com alguns materiais como arame, argila, isopor, mdf. Ao longo do semestre foram quatro trabalhos:

1 - Moldar uma pirâmide com certas dimensões utilizando massa de modelar.

2 - Fazer, utilizando isopor, uma forma específica que os professores passaram (parecia um sabonete) e dar acabamento com massa acrílica e tinta.

3 - Fazer uma cadeirinha com arame, seguindo medidas bem precisas. - Só queria dizer que o arame era super grosso e fazer esse trabalho exigiu uma força suprema no dedo.

4 - Lixar e dar acabamento com massa corrida e tinta em uma pequena bicicleta feita de MDF.

DESENHO GEOMÉTRICO

Em desenho geométrico nós utilizávamos esquadros, réguas e compassos para entender e representar precisamente formas geométricas e como aplicar transformações nessas formas.

-

Essas eram as cadeiras que eu tinha no primeiro semestre, felizmente passei em todas e gostei bastante da mistura entre teoria e prática. Acho que é um curso bem diverso nesse sentido. Não é voltado completamente para a prática mas tu também não vai estar sempre em sala tendo aulas teóricas.

Tem alguma dúvida sobre o meu curso? Deixa aqui nos comentários, eu posso falar mais sobre o assunto e quem sabe fazer um post sobre o que você sugerir :)

Você poderá gostar de

6 comentários

  1. Oi Betânia! Adorei o post, sério! Precisamos de mais posts assim, falando abertamente sobre as experiências na vida universitária. Isso ajuda a ter uma noção do que vamos encontrar, mesmo sabendo que os cursos podem ser diferentes se instituição pra instituição. Mesmo não sendo minha área (Ciências Biológicas) eu amei muito. Beijos!

    Ei Carol!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, fico super feliz que tenha gostado, de verdade :)
      Eu senti muita falta de posts nesse sentido quando ainda estava em dúvida do que cursar, por isso pretendo abordar mais por aqui.
      Verdade, mesmo sendo áreas diferentes, sempre ajuda.
      Beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Que amor de publicação <3
    Acho linda esse profissão e achei super interessante conhecer um pouquinho as matérias e os métodos =D Quero mais posts assimmm

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Clayci, fico feliz que tenha gostado <3
      Ebaaa, vou fazer sim, já sei até o tema do próximo :)
      Beijo!

      Excluir
  3. Oi, Bê! Eu já tinha dado uma olhada no post e até mandei pra minha colega que tá pensando em fazer o mesmo curso e na UFRGS, hahaha. Continua com posts assim, são bem bacanas e é uma forma de ajudar quem quer fazer. Gostei bastante do post! <3

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaa, obrigada por mandar pra sua colega Amanda <3
      Fico feliz que tenha gostado, vou fazer mais sim, já sei até o tema do próximo :)
      Beijo!

      Excluir